AMEAÇAS
Os Leopardos-da-pérsia estão “Criticamente em Perigo”, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), sobrevivendo apenas alguns animais na vasta área de dispersão, o que o torna numa das subespécies de leopardo mais ameaçadas. A população total de Leopardos-da-pérsia em estado selvagem está estimada em 870 a 1290 indivíduos, com uma distribuição muito fragmentada.
A espécie está ameaçada pela redução e fragmentação do habitat natural, pela caça para o comércio ilegal da pele e dos ossos, bem como pela perseguição direta por ser considerado um predador do gado doméstico e uma ameaça às povoações. Este cenário torna o programa de reintrodução no Cáucaso ainda mais relevante, pois permitirá criar uma população sustentável nesta zona histórica.
A contribuição do Jardim Zoológico tem sido fundamental para que todo o processo seja o mais adequado, e determinante para que tenha uma taxa de sucesso elevada. O conhecimento adquirido através da prática de maneio desta espécie em Lisboa, reflete-se na sobrevivência da espécie em habitat natural.
TESTEMUNHOS