Cronologia do Projeto, ano 2012
Foi assinado um memorando de entendimento entre a EAZA, o IUCN e o Ministério da Nova e Renovada Energia da Índia (MNRE), sobre os planos para a colaboração para a recuperação do Leopardo-da-pérsia na região do Cáucaso.
O Zoo de Nordens Ark, na Suécia, e o Jardim Zoológico, em Portugal, realizaram um workshop de duas semanas sobre o maneio de leopardos, especialmente preparado para a equipa de tratadores do Centro de Reprodução de Sochi – Sochi Breeding Center (SBC).
No final de 2012, o Jardim Zoológico transferiu o casal reprodutor que tinha a seu cuidado para o Centro de Reprodução e Reabilitação de Sochi, no âmbito Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP). Este casal foi selecionado por um grupo de trabalho que inclui membros da EAZA, IUCN e MNRE, por apresentar um elevado índice reprodutivo, sendo por isso considerado um dos melhores casais reprodutores de todo o programa.
 
Antes do envio do casal, o Engenheiro José Dias Ferreira, curador de mamíferos do Jardim Zoológico e atual coordenador do Programa de Reprodução dos Leopardos-da-pérsia, viajou para Sochi a fim de dar formação aos tratadores acabando por receber os animais no Centro.
 
A chegada do casal ao Centro estimulou a reprodução do outro par reprodutor que aí se encontrava, resultando no nascimento de outras duas ninhadas.
O Centro de Reprodução e Reabilitação de Leopardos está localizado perto da cidade de Sochi, no Cáucaso, dentro do território do Parque Nacional, a uma altitude de cerca de 600 m acima do nível do mar, e cobre uma área de mais de 11 hectares.
 
Foi desenvolvido e projetado por especialistas da WWF (World Wildlife Found), da qual recebeu ainda apoio financeiro para a sua construção.
 
Diariamente desenvolve o programa para a recuperação da população de leopardo na natureza. Tendo como objetivos:
 
Aumentar a população de leopardos
Para levar a cabo a sua missão, o Centro promove a reprodução dos leopardos que tem ao o seu cuidado garantindo a variabilidade genética das crias. Durante a permanência dos animais no Centro, estes aprendem a desenvolver os comportamentos naturais da espécie, possibilitando desta forma a sua reintrodução.
 
Monitorizar as populações

Instalação e reparação de dispositivos de armadilhas fotográficas. Colocação de coleiras de localização em animais.
 
Educar e sensibilizar

Publicação e partilha de materiais e manuais sobre os leopardos, para turistas e caçadores. O objetivo é a sensibilização para a proteção dos animais de forma a evitar que sejam caçados.
 
Desenvolver o Centro

O trabalho efetivo aqui realizado é desenvolvido por funcionários e voluntários experientes.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: leopardo , persia , cronologia , projeto , 2012
DESCRIPTION: O ano 2012 ficou marcado pelo memorando de entendimento sobre os planos para a colaboração para a recuperação do Leopardo-da-pérsia e pela criação do Centro de Reprodução e Reabilitação de Leopardos.O  Jardim Zoologico foi o escolhido para colaborar neste