Cronograma do Projeto, ano 2016
Vitória, a cria do casal de Leopardos-da-pérsia português, enviado para a Rússia em 2012, é a protagonista na reintrodução histórica desta subespécie no Cáucaso.
Esta reintrodução vem alimentar a esperança na conservação deste felino fortemente ameaçado pela extinção.
Em julho, altura em que atingiam a maturidade sexual e após dois anos de treino de caça, são reintroduzidas as primeiras crias (dois machos e uma fêmea) na Reserva Natural do Cáucaso (Caucasus State Nature Biosphere Reserve).
 
Esta reintrodução, torna-se possível após um treino específico que as capacita  para sobreviverem na natureza, e após a colocação de colares de satélite que permitem obter informação sobre a sua localização. A população reintroduzida deverá estabelecer-se na Reserva Natural do Cáucaso e no Parque Nacional de Sochi. A reintrodução faz parte de uma estratégia ampla para a proteção e recuperação dos leopardos no grande Cáucaso, em cooperação com países vizinhos (IUCN Cat Specialist Group).
 
Neste ano, dois machos e uma fêmea de leopardo sem recomendação para reintrodução por questões genéticas, mas importantes para o EEP (crias de “Alous”, um dos fundadores), são integrados no programa: “Kavkaz” é transferido para o Zoo de Novosibirsk, “Arkhyz” é transferido para Dvur Kralove e “Sulakhat” é transferido para o Zoo de Plock. Estes três leopardos têm recomendação para reprodução.
 
A Reserva Natural do Cáucaso (Caucasus State Nature Biosphere Reserve) é uma área que compreende diferentes características que concorrem para uma maior probabilidade de sucesso deste programa.
 
Trata-se de uma área protegida de cerca de 3.000 km2, na qual não habitam populações humanas e sem infraestruturas no seu interior. Por se manter selvagem, conta com animais raros e ainda uma grande densidade de ungulados, o que garante abundância de alimento para os leopardos.
 
Os Leopardos-da-pérsia viveram nesta área até ao século XIX-XX, altura em que foram exterminados pelas populações locais que começaram a utilizar armadilhas e veneno para afastar os lobos que após anos de convivência com o ser humano aprenderam a desconfiar do terreno mexido e a evitar as armadilhas.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: cronograma , do , projeto , 2016 ,
DESCRIPTION: O ano 2016 ficou marcado pelo introdução das crias de leopardo-da-pérsia na Reserva Natural do Cáucaso. O  Jardim Zoologico foi o escolhido para colaborar neste projeto.