Cronograma do Projeto, ano 2017
Em fevereiro a Dra. Imke Lüders (GEOlifes) e o Dr. Rui Bernardino (Jardim Zoológico) realizam uma recolha de sémen no macho “Rica” de 11 anos. Este material é congelado e será utilizado para inseminar fêmeas no futuro.
Ainda neste ano o Leopardo-da-pérsia “Gaspar” é transferido do Jardim Zoológico, em Lisboa, para o Zoo de Teerão, com recomendação para reproduzir. Foi a primeira vez que um leopardo foi transferido da Europa para o Irão.
A histórica transferência de um Leopardo-da-pérsia de um  Zoo Europeu para o Irão, contribui para a formação de uma população geneticamente viável.
 
No âmbito do programa de reprodução ex situ (EEP) criado pela EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários), o Jardim Zoológico transfere, no dia 29 de agosto, um Leopardo-da-pérsia para o Zoo do Teerão, no Irão. Com uma importante missão de conservação, o Leopardo “Gaspar” percorre mais de 6.000 km, a fim de reproduzir com uma fêmea do EEP, “Kija”, e, desta forma, contribuir para a continuação da espécie.
O transporte

Para o transporte decorrer com a maior tranquilidade possível, o Leopardo-da-pérsia “Gaspar” cumpre um longo período de habituação à caixa de transporte, construída de acordo com rigorosas especificações técnicas para animais desta espécie. Adicionalmente, a sua “nova casa” é inspecionada e aprovada pelo Consultor Veterinário do EEP, Dr. Rui Bernardino do Jardim Zoológico, com apoio técnico do CLRAG (Caucasian Leopard Reintroduction Advisory Group), e ministrada formação específica em maneio de felinos selvagens à bióloga iraniana que, em Teerão, recebe e acompanha o “Gaspar”.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: cronograma , do , projeto , 2017 ,
DESCRIPTION: O ano de 2017 ficou marcado pela transferência do Leopardo-da-pérsia “Gaspar” do Jardim Zoológico, em Lisboa, para o Zoo de Teerão, com recomendação para reproduzir.