Cronograma do programa, ano 2013
O casal de leopardos enviado pelo Jardim Zoológico para Sochi protagonizou um nascimento histórico: as primeiras crias a nascer em cinquenta anos nesta região.
Foi fundado o CLARG com o objetivo de unir esforços entre as organizações de conservação da natureza que atuam neste Programa, na prestação de apoio técnico ao Centro de Reprodução de Sochi.
Cerca de seis meses após a chegada a Sochi, Andrea e Zadig, o casal reprodutor que o Jardim Zoológico enviou para a Rússia reproduziu-se, um nascimento histórico uma vez que estas foram as primeiras crias a nascer no Centro de Reprodução e as primeiras crias a nascer nesta zona nos últimos cinquenta anos.
 
Devido ao vasto conhecimento dos técnicos do Jardim Zoológico no maneio desta espécie, em outubro, as entidades promotoras deste projeto elegeram o Jardim Zoológico, na figura de José Dias Ferreira, curador de mamíferos do Jardim Zoológico, para a coordenação do EEP dos Leopardos-da-pérsia. Também na mesma altura Susana Nolasco se tornou na nova responsável pelo Studbook Internacional da espécie (ISB).
 
Foi ainda fundado o Caucasian Leopard Reintroduction Advisory Group (CLRAG) com o objetivo de unir esforços entre a EAZA e o IUCN na prestação de apoio técnico ao Centro de Reprodução de Sochi (SBC). O CLRAG é constituído por quatro membros e tem participado em encontros oficiais com o Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais (MNRE) da Federação Russa e WWF Rússia; organiza visitas técnicas ao SBC e implementou um sistema de partilha de informação através de conferências de Skype, duas vezes por mês, de forma a discutir questões relacionadas com o maneio dos animais, trocas entre instituições e os processos de adaptação à vida selvagem.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: cronograma , do , programa , 2013 ,
DESCRIPTION: O ano 2013 ficou marcado pela fundação do CLARG e pelo nascimento de crias na zona da Rússia. O  Jardim Zoologico foi o escolhido para colaborar neste projeto, enviando o casal reprodutor pata o Centro de Reprodução e Reabilitação de Sochi.