A Nossa Missão
Desenvolver e promover um parque zoológico e botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Promover este importante espaço em que aliada à educação está uma forte componente de entretenimento.
Todos os dias trabalhamos no sentido de contribuir para a conservação das espécies e da biodiversidade. Com a sua ajuda e a de todos os nossos parceiros conseguimos chegar mais longe neste papel fundamental para a conservação da Natureza.
A nossa História
Inaugurado em 1884, o Jardim Zoológico de Lisboa foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica. Foram vários os seus fundadores - Dr. Pedro Van Der Laan, José Thomaz Sousa Martins e o Barão de Kessler - que contaram com o apoio de várias personalidades, o Rei D. Fernando II e o zoólogo José Vicente Barboza do Bocage.


 
Conservação e Investigação
O Jardim Zoológico tem um papel concreto a desempenhar no plano da conservação das espécies. O clima temperado do país e da cidade facilita a adaptação das espécies, sendo a sua taxa de reprodução, de uma maneira geral, bastante boa. Estes dois aspetos positivos ajudam o Zoo a ser um bom contributo para a árdua tarefa da conservação.

Colabora com diversas instituições, universidades e escolas nacionais e internacionais, no âmbito académico das mais diversas áreas do ensino como é o caso da biologia, etologia e medicina veterinária, participando ativamente em projetos de investigação científica.
 
Factos & Curiosidades sobre o Jardim Zoológico:
1.    Sabia que a primeira inseminação artificial em Tigres-da-sibéria com sucesso na Europa, foi feita pelo Jardim Zoológico em parceria com a Estação Zootécnica Nacional? 

2.    Sabia que o Jardim Zoológico já esteve na ilha de Sumatra, na Indonésia, a trabalhar no estudo demográfico do Rinoceronte-de-sumatra, classificado como Criticamente em Perigo pela UICN? 

3.    Sabia que o Jardim Zoológico colabora com a Australian Koala Foundation desde 1991, para a conservação in situ dos Koalas na Austrália? 80% do seu habitat natural já foi destruído pelo Homem, e o programa centra-se na sensibilização da população para o tema. Sabia também que o Jardim Zoológico foi o primeiro Zoo europeu a ter Koalas ao seu cuidado? 

4.    Sabia que o Jardim Zoológico participa desde 2006 no Projeto de Conservação in situ CWAF, nos Camarões, contribuindo financeiramente para a conservação dos grandes primatas em África como Gorilas e Chimpanzés

5.    Sabia que o Ádax, já esteve extinto na natureza? O Jardim Zoológico participa na conservação desta espécie, contribuindo com o envio de animais para reintrodução, tal como aconteceu em 1994, num projeto em que foram reintroduzidos 70 animais de 16 Zoos diferentes, no Parque Nacional de Souss-Massa em Marrocos. 

6.    Sabia que o Jardim Zoológico apoia financeiramente o Programa de Conservação in situ do Okapi, na República Democrática do Congo? Desde 1987, numa parceria com o Instituto para a Conservação da Natureza do Congo (ICCN), o Okapi Conservation Project participa diretamente na gestão da Okapi Wildlife Reserve. 

7.   Sabia que o Pinguim-do-cabo é uma das mais de 60 espécies que pode ver no Jardim Zoológico que pertence a um Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas - EEP, fundamental para a gestão das populações sob cuidados humanos e posterior reintrodução na natureza?

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: visao , missao , conservacao , educacao , zoo , jardim , zoologico
DESCRIPTION: A missao do Jardim Zoologico e desenvolver e promover um parque zoologico e botanico, como um centro de conservacao, reproducao e reintroducao de especies em vias de extincao, atraves da investigacao cientifica e de programas de enriquecimento ambiental.