Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Chimpanzé
Pan troglodytes

O macho é ligeiramente maior do que a fêmea. A pelagem é negra, relativamente longa e, geralmente, ambos os sexos apresentam uma barba branca. As crias nascem com a pele rosada na face e nas mãos e com um tufo caudal de pelos brancos, que desaparece até à idade adulta.

Hábitos

Forma grupos sociais de vários machos e várias fêmeas, com uma hierarquia de dominância masculina que se sobrepõe à feminina. Comunica através de expressões faciais, posturas corporais e mais de 30 vocalizações diferentes. Passa muito tempo a reforçar a estrutura do grupo. Organiza caçadas e constrói ferramentas.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Familiar
Dieta
Zoo Imagem
Omnívora
Reprodução

Um macho dominante e uma fêmea podem afastar-se do grupo para acasalar mas, o acasalamento promíscuo é muito comum. Uma fêmea recetiva apresenta um inchaço avermelhado na região perineal. A cria é amamentada até aos 4 anos de idade.

Reprodução
Zoo Imagem
Vivípara
Nº de Crias
Zoo Imagem
1 cria
Gestação
Zoo Imagem
7-8 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
7 anos
Conservação

A caça ilegal para o comércio de carne para alimentação humana (bushmeat) e a contínua destruição do seu habitat deixam esta espécie no limiar da extinção.

Distribuição e Habitat

Floresta tropical húmida e floresta seca de savana.

Zoo Imagem
 
Classe: Mamíferos
Ordem: Primates
Família: Hominidae
Tamanho
Zoo Imagem
Altura: 95 cm
Peso
Zoo Imagem
≤60 kg
Apadrinhar
Apadrinhado por
Zoo Imagem
Zoo Imagem
Apadrinhe o Chimpanzé!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: chimpanze ,
DESCRIPTION: Chimpanze. O macho e ligeiramente maior do que a femea. A pelagem e negra, relativamente longa e, geralmente, ambos os sexos apresentam uma barba branca. As crias nascem com a pele rosada na face e nas maos e com um tufo caudal de pelos brancos, que desap