O parentesco com a girafa é confirmado pelas orelhas grandes e eretas, a lÃngua comprida e preênsil e as saliências córneas cobertas por pele. O seu pelo é muito suave e oleoso permitindo-lhe manter-se seco na época das chuvas. A lÃngua, com cerca de 35 cm, é utilizada para a limpeza dos seus próprios olhos e orelhas.
É uma espécie muito reservada e esquiva e por isso, alguns aspetos da sua biologia e ecologia são ainda pouco conhecidos. Alimenta-se do solo, de onde retira folhas, frutos e sementes de várias espécies de plantas, e demarca o seu território com uma secreção acastanhada da pele e urina.
A cria é escondida pela mãe na floresta densa durante os primeiros tempos, e só defeca pela primeira vez entre as 4 e as 8 semanas de vida, para evitar ser detetada por predadores. É amamentada até aos 6 - 9 meses e é defendida pela progenitora com firmeza. Mãe e cria comunicam através de vocalizações semelhantes a balidos e infrassons.
É considerada uma espécie rara. No entanto, a floresta densa, os conflitos armados e os seus hábitos evasivos poderão esconder o seu real estatuto de conservação. A caça desportiva e a perda de habitat são as suas principais ameaças.
Floresta equatorial, húmida e densa.
![]() |
Comprimento: ≤2 m Altura: 2 m |
![]() |
200-300 kg |