24 de Fevereiro de 2022 / Animais
As Máscaras do Mundo Animal
Na natureza nada acontece por acaso, e os “fatos” dos animais não são uma exceção. Entre riscas, pintas, manchas e cores exuberantes, o objetivo final é apenas um, a preservação da espécie.

Mas como é que fatos tão diferentes têm a mesma finalidade?

A verdade é que apesar do objetivo final ser o mesmo, a forma como atingem esse fim, varia de caso para caso. Camuflagem, atração ou mesmo adaptação ao clima, são algumas das funções que os “fatos” dos animais desempenham.

Os exemplos multiplicam-se, e um passeio pelo Jardim Zoológico é um excelente momento para o exercício de identificar o significado das “máscaras” do mundo animal.

Deixamos algumas dicas para a próxima vez que visitar o Zoo:

A zebra apresenta um padrão de riscas preto e branco, difícil de compreender numa savana africana. Como é que ela se camufla/esconde, com estas tonalidades, numa paisagem de tons castanhos? A resposta é simples. Os seus principais predadores, os leões, têm uma visão a preto e branco, o que faz com que as riscas da zebra confundam o rei da savana, dificultando o processo de caça.

O fato preto e branco do pinguim existe para o camuflar no mar, onde se encontram os seus predadores, que tanto podem surgir da água, como do ar. Quando nada, o pinguim fica com a parte preta virada para cima e a branca virada para baixo. Deste modo, qualquer animal que o pretenda caçar, ao olhar para a superfície, irá confundir o pinguim com o fundo do mar. Animais que observem a barriga branca em contraste com a superfície iluminada, vão confundi-lo com a mesma.

O pavão macho apresenta uma grande cauda colorida que não ajuda na camuflagem, mas que desempenha a importante função de atração. Na época de acasalamento, o pavão exibe as penas coloridas às fêmeas, com o objetivo de ter sucesso reprodutivo.

O suricata apresenta uma máscara facial que não o camufla nem atrai as fêmeas. As duas manchas negras em volta dos olhos têm uma finalidade muito prática, a absorção dos raios solares para que os animais consigam ver bem, na savana.

Visite o Jardim Zoológico! Compre online os seus bilhetes com desconto.

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: as , mascaras , do , mundo , animal ,
DESCRIPTION: Na natureza nada acontece por acaso, e os “fatos” dos an, , , ,