Espécie de focinho pontiagudo e corpo longo e esguio. A pelagem apresenta riscas escuras na região dorsal e é negra na extremidade da cauda. A zona ventral está apenas parcialmente coberta por pelo. Tem uma máscara de pelagem negra em torno dos olhos e longas garras nas patas dianteiras.
É territorial e muito sociável. Vive em colónias de até 30 indivÃduos, constituÃdas por 2-3 unidades familiares, formadas por um casal reprodutor e suas crias. Cada indivÃduo desempenha uma função especÃfica num sistema de rotatividade de tarefas, desde sentinela a baby-sitter ou caçador. Emite vocalizações de alarme e constrói complexos sistemas de túneis subterrâneos.
O acasalamento é precedido de pequenos confrontos fÃsicos entre o macho e a fêmea. Na natureza, a reprodução geralmente ocorre durante a estação quente e chuvosa, de agosto a março, mas pode ocorrer durante todo o ano. As crias nascem no interior do abrigo subterrâneo onde permanecem nas primeiras 3-4 semanas de vida enquanto são amamentadas. Os cuidados com as crias são partilhados por todos os adultos.
A dimensão das populações selvagens varia com as flutuações locais na precipitação e predação. Não existem fatores de ameaça consideráveis, já que a maior parte da população vive em áreas protegidas bem geridas e de grandes dimensões.
Savanas pouco arborizadas e zonas semiáridas.
![]() |
Altura: 25-35 cm |
![]() |
600-970 g |