É a maior das 3 espécies de Zebra conhecidas. Apresenta um padrão tÃpico de pelagem branca com riscas negras estreitas e zona ventral branca. A lista preta longitudinal ao longo do corpo permite distinguir esta espécie de Zebra. As orelhas são grandes e de cor branca na ponta.
Contrariamente a outras zebras, esta espécie não estabelece grupos familiares duradouros. Vive em manadas com uma estrutura social organizada, mas os grupos estão em constante alteração. Em grupos mistos, o macho dominante é o único a acasalar. Em épocas de seca as manadas migram em conjunto.
A cria já nasce com o padrão listado dos indivÃduos adultos sendo no entanto mais acastanhado. Consegue acompanhar a progenitora desde cedo, mesmo em corrida. Cada cria é amamentada até aos 6 a 8 meses de idade. Os machos atingem a maturidade sexual perto dos 3 anos mas, geralmente, não acasalam antes dos 6.
A população estimada na natureza é inferior a 2447 indivÃduos. Hoje em dia enfrenta a perda do habitat e a competição por recursos como a água e o alimento com as populações locais. Pertence ao apêndice I da CITES*.
Â
*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção
Savanas e estepes semiáridas.
![]() |
Comprimento: ≤3 m Altura: 1,4-1,6 m |
![]() |
≤450 kg |