NOVIDADE - Savana MEO
A Savana MEO é composta por três espaços distintos: a instalação das girafas, a instalação dos hipopótamos, e a instalação dos elefantes e nialas.
 
Ao visitar este imponente espaço, devido às delimitações naturalistas, o visitante ficará com a sensação de que os animais coabitam. Deste modo, o Jardim Zoológico procura imergir os visitantes na ampla savana africana reforçando a importância da preservação do habitat na conservação das espécies.
 
Situada no coração do Jardim Zoológico, a Savana MEO pretende homenagear o Elefante-africano-de-savana, símbolo da morada mais selvagem de Lisboa, dando ainda destaque a outras espécies africanas.
 
Representante de força e inteligência para muitas comunidades indígenas, o Elefante-africano-de-savana apresenta desde 2008 um acentuado declínio da sua população, que culminou com a mudança de estatuto de conservação registada no passado mês de maio e que transitou de espécie com estatuto “Vulnerável” para “Em perigo”. Esta classificação, realizada pela União Internacional da Conservação da Natureza, IUCN, aponta a caça para a obtenção das suas presas e a fragmentação do seu habitat como as maiores ameaças.

A natureza como inspiração
Imponente, à imagem dos animais que hospeda, este novo espaço tem a natureza como inspiração, característica evidenciada dada aos elementos naturais: os limites entre instalações erigidos em pedra reforçam o conceito; sombras foscas e vegetação parca procuram reproduzir a massa vegetal dispersa da savana; mais pontos de água permitem criar uma atmosfera única; e diferentes coberturas do solo a cobrir o solo (como areia, terra, casca de pinheiro) redobram a curiosidade dos individuos e estimulam os seus instintos exploratórios. 
 
Quem vive na Savana MEO?
A Savana MEO abriga um conjunto de herbívoros emblemáticos da savana africana. No ponto inferior da instalação encontra-se a Girafa-de-angola. Ao avançarmos pelo espaço ficamos impressionados com a instalação do Elefante-africano-de-savana e com a imponente presença do elefante-macho, inquestionavelmente maior do que as fêmeas. Nesta mesma instalação encontramos ainda as nialas, uns pequenos antílopes africanos. Por fim, na última instalação, encontramos o Hipopótamo-comum, onde num grande lago ambos os indivíduos residentes conseguem submergir.
Voltar

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: savana , meo , savana , meo , savana , meo ,
DESCRIPTION: A Savana MEO é composta por três espaços distintos: a instalação das girafas, a instalação dos hipopótamos, e a instalação dos elefantes e nialas.