Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Hipopótamo
Hippopotamus amphibius

A pele quase nua é protegida por uma secreção glandular avermelhada. Os dentes caninos crescem ao longo da vida do animal e podem atingir os 60-80 cm. A colocação no topo da cabeça dos olhos, orelhas e narinas, e os dedos unidos por membranas, são algumas adaptações à vida semiaquática.

Hábitos

Espécie muito territorial e agressiva na defesa do seu território. Passa o dia na água de forma gregária e a noite a pastar plantas herbáceas, de forma solitária. Ao amanhecer, regressa aos rios e podem formar-se grandes agregados de animais, mantendo-se as relações hierárquicas.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna e Noturna
Vida Social
Zoo Imagem
Gregária Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Herbívora
Reprodução

A cópula, o parto e a amamentação ocorrem, dentro de água. Cada cria nasce com 30-50 kg de peso, e é amamentada durante 10-12 meses. É comum observar-se fêmeas acompanhadas por 2 a 4 crias de idades diferentes. É frequente em ambos os sexos não haver acasalamento antes dos 13-15 anos de idade.

Reprodução
Zoo Imagem
Vivípara
Nº de Crias
Zoo Imagem
1 cria
Gestação
Zoo Imagem
8 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
4-6 anos
Conservação

Existe uma correlação positiva entre a presença da espécie e a melhoria da pesca nos rios e lagos africanos. Enfrenta a destruição do habitat e a caça pela carne e marfim. A espécie está incluída no apêndice II da Cites (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção).

Distribuição e Habitat

Pastagens associadas a rios, lagos e outros cursos de água.

Zoo Imagem
 
Classe: Mamíferos
Ordem: Cetartiodactyla
Família: Hippopotamidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: ≤5,5 m
Altura: ≤1,6 m
Peso
Zoo Imagem
≤4,5 t
Apadrinhar
Apadrinhe o Hipopótamo!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: hipopotamo ,
DESCRIPTION: Hipopotamo. A pele quase nua e protegida por uma secrecao glandular avermelhada. Os dentes caninos crescem ao longo da vida do animal e podem atingir os 60-80 cm. A colocacao no topo da cabeca dos olhos, orelhas e narinas, e os dedos unidos por membranas,