01 de Outubro de 2019 / Conservação
Dia Nacional da Água – a escassez de água em Portugal
Hoje é assinalado em todo o território nacional o Dia da Água. De forma a marcar a data e com o objetivo de alertar para o consumo descontrolado dos recursos hídricos e apresentar recomendações para que governos, cidadãos e empresas hajam em consciência, assumindo a responsabilidade individual sobre os recursos naturais,  a Associação Natureza Portugal – WWF publicou um novo Relatório sobre a Seca e Escassez de Água em Portugal que procura alertar para o consumo exagerado.
 
No relatório, a seca é definida como “um fenómeno climático natural e recorrente na região Mediterrânica em que Portugal se insere, que resulta da redução temporária da precipitação face ao esperado, frequentemente confundido com a escassez de água, que resulta do excesso de consumo face às disponibilidades existentes.”
 
Apesar de ainda não ser possível avaliar, dentro do contexto das alterações climáticas a tendência da precipitação anual, sabe-se que o consumo em excesso verificado, concorre para uma diminuição acentuada dos recursos disponíveis e, por essa razão, torna-se evidente a necessidade de criar medidas para a prevenção. Para a ANP – WWF, “mais grave que a redução da água disponível tem sido o aumento significativo dos consumos em Portugal ao longo das últimas décadas, do qual resultam crescentes situações estruturais de escassez, em particular no Sul do País”.

 

Estima-se que cada português gasta em média 120 litros de água por dia, 80% dela é utilizada no autoclismo, no banho e na lavagem da roupa.


 
A adoção de medidas preventivas, com base numa supervisão dos recursos, o fomentar de uma cultura de poupança e o uso eficiente da água são, no geral, as medidas sugeridas pela Associação, de forma a evitar uma atuação reativa “baseada em medidas urgentes e isenções excecionais”.  
 

Saiba mais sobre as medidas que pode adotar diariamente para contribuir para a conservação das espécies e dos seus habitats e garantir a sustentabilidade da população humana na Terra.




 

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: dia , nacional , da , gua , a , escassez , de , agua , em , portugal ,
DESCRIPTION: Hoje é assinalado em todo o território nacional o Dia da Água. De forma a marcar a data e com o objetivo de alertar para o consumo descontrolado dos recursos hídricos e apresentar recomendações para que governos, cidadãos e empresas hajam em consciência,