24 de Setembro de 2019 / Aprender
O dorso prateado

O gorila é o maior de todos os primatas. Estes fabulosos animais, com quem o Homem partilha 98% do seu ADN, enfrentam uma luta real contra a extinção. Por isso mesmo, no dia 24 de setembro, o gorila é comemorado em todo o mundo no Dia Internacional do Gorila. Este dia constitui uma oportunidade de sensibilização global para a conservação desta espécie. 
 
Conhecem-se duas espécies de gorilas: o Gorila-oriental (Gorilla beringei) e o Gorila-ocidental (Gorilla gorilla), e cada uma delas inclui duas subespécies, todas no limiar da extinção. No Jardim Zoológico uma família de Gorila-ocidental-das-terras-baixas (Gorilla gorilla gorilla) representa esta espécie tão emblemática.


MACHOS E FÊMEAS DISTINGUEM-SE FACILMENTE PELO TAMANHO

Para além disso, com a idade e a posição social, também o macho dominante desenvolve caracteristicas muito próprias, distintas dos restantes machos.



Apesar de ser o maior de todos os primatas, estes animais são pacíficos. Os machos exibem comportamentos intimidatórios como bater no peito e partir ramos de forma a alertar os opositores e evitar o confronto físico. 

O equilíbrio da população mundial de Gorilas está ameaçado por uma série de fatores como a caça para alimentação humana, que só por si representa 1 milhão de toneladas de carne extraída por ano a estes animais nas florestas do Congo. Também o comércio de animais vivos, em especial crias que são capturadas mediante o abate da progenitora e por vezes, de grupos familiares inteiros, os frequentes conflitos armados na sua área de distribuição, a drástica destruição do seu habitat natural e doenças como o vírus Ebola e outras transmitidas pelo Homem, constituem fortes ameaças à sobrevivência destes animais na Terra.
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: o , dorso , prateado ,
DESCRIPTION: O gorila é o maior de todos os primatas. Estes fabu, , , ,