30 de Novembro de 2021 / Animais
Papa-formigas, um gigante a caminho da extinção
O Urso-formigueiro-gigante, conhecido também como Papa-formigas ou Tamanduá, é uma espécie que desperta muita curiosidade nos visitantes do Jardim Zoológico. 
A sua cabeça em forma tubular, justificada pela ausência de dentes e pela necessidade de albergar uma enorme língua com perto de 60 centímetros, é um dos fatores de atração. No entanto, também a sua forma de deslocação causa algumas intrigas. Para preservar as suas importantes garras, que utiliza para se defender de predadores como jaguares e pumas e ainda para abrir buracos nos formigueiros e termiteiras para se alimentar, o Papa-formigas desloca-se com os punhos no chão. 

Classificado como “Vulnerável” pela União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN, o Urso-formigueiro-gigante registou desde 2005 uma diminuição de cerca de 30% de indivíduos no habitat natural, como consequência da perda de habitat, pela caça e atropelamentos, as principais ameaças da espécie. No entanto, no último ano, os fogos florestais que devastaram o Brasil contribuíram, ainda mais, para acentuar o declínio da espécie. O pantanal, por exemplo, uma das regiões com maior biodiversidade do Planeta, registou uma destruição de mais de quatro milhões de hectares, cerca de um quinto das zonas húmidas deste bioma.

O Instituto Tamanduá desenvolve desde 2005 programas de proteção e pesquisa da espécie. Sob direção da Dra. Flávia Miranda, o instituto recebe ainda alguns Ursos-formigueiros e outros animais seriamente feridos pelos fogos de forma a tratá-los e prepará-los para a reintrodução em habitat natural, sempre que possível. As pesquisas de campo que desenvolvem, contribuem diretamente para melhorar as condições dos animais sob cuidado humano. A experiência dos zoos permite-lhe funcionar como centro de acolhimento temporário dos animais órfãos e a precisar de assistência, num trabalho conjunto com os investigadores para potenciar a reintrodução.  

O Jardim Zoológico participa no Programa de Reprodução ex situ do Urso-formigueiro-gigante, contribuindo ainda com o conhecimento para uma ação de conservação mais adequada no habitat natural. 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: papa , formigas , um , gigante , a , caminho , da , extincao ,
DESCRIPTION: O