Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Urso-formigueiro-gigante
Myrmecophaga tridactyla

Este é o maior dos Papa-formigas. A cabeça de forma tubular, é justificada pela ausência de dentes e pela necessidade de uma enorme língua com perto de 60 cm. Utiliza as garras fortes para abrir buracos nos formigueiros e termiteiras e também para se proteger de predadores, jaguares e pumas.

Hábitos

Espécie que pode adotar hábitos mais reservados e noturnos quando vive na proximidade do Homem. Alimenta-se de formigas, térmitas e larvas, devido à língua longa e coberta por saliva adesiva. Pode dormir cerca de 15h por dia. Desloca-se apoiado nos punhos para não desgastar as suas garras.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Insectívora
Reprodução

A fêmea transporta a sua cria no dorso, geralmente até outra cria nascer. Cada cria é amamentada durante cerca de 6 meses. Uma fêmea de urso-formigueiro-gigante pode produzir uma cria viável de 9 em 9 meses.

Reprodução
Zoo Imagem
Vivípara
Nº de Crias
Zoo Imagem
1 cria
Gestação
Zoo Imagem
6 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
4 anos
Conservação

A destruição do habitat e a caça ilegal fazem com que, apesar dos esforços de conservação, a espécie esteja já extinta nalgumas zonas da sua área de distribuição.

Distribuição e Habitat

Floresta tropical, savana e zonas arbustivas.

Zoo Imagem
 
Classe: Mamíferos
Ordem: Xenarthra
Família: Myrmecophagidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 1-1,2 m
Peso
Zoo Imagem
20-40 kg
Apadrinhar
Apadrinhe o Urso-formigueiro-gigante!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: urso , formigueiro , gigante ,
DESCRIPTION: Urso-formigueiro-gigante. Este e o maior dos Papa-formigas. A cabeca de forma tubular, e justificada pela ausencia de dentes e pela necessidade de uma enorme lingua com perto de 60 cm. Utiliza as garras fortes para abrir buracos nos formigueiros e termite