09 de Fevereiro de 2022 / Animais
“Aranha gigante” nasce no Jardim Zoológico
Nas densas florestas tropicais húmidas que se estendem da cordilheira ocidental dos Andes, ao oeste do rio Cauca e leste do Panamá, habita uma espécie de primata muito peculiar, o Macaco-aranha-da-colômbia.

Dono de um pelo lustroso que contrasta com a face clara e nua, este primata de médio porte é ainda conhecido pelos longos membros e pela sua cauda preênsil. Esta característica faz com que a cauda funcione como um quinto membro, um excelente atributo para uma vida arborícola. É comum ver o animal agarrado pelas patas, mãos e cauda, todo esticado, fazendo lembrar uma aranha gigante, daí o seu nome comum.

As relações entre eles são duradouras. Não só as crias dependem das progenitoras durante os primeiros dois anos de vida, como também macho e fêmea desenvolvem relações monogâmicas.

No dia 10 de janeiro de 2022, nasceu no Jardim Zoológico uma cria de Macaco-aranha e hoje, os visitantes podem observá-la bem agarrada à mãe, no seu colo. No entanto, às 10 semanas, prevê-se que o animal ganhe alguma autonomia e comece a explorar a instalação, voltando ao dorso materno, sempre que se sentir ameaçado.
 

Apesar da IUCN, União Internacional para a Conservação da Natureza, indicar uma tendência de decréscimo populacional, o seu estatuto obteve uma importante melhoria desde 2008, altura em que foi classificado como “Criticamente em Perigo”. Devido aos programas de conservação de que tem sido alvo, o Macaco-aranha apresenta à data um estatuto “Vulnerável”, pelo que, nascimentos como este vêm reforçar o programa e a esperança na recuperação desta espécie tão carismática.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: aranha , gigante , nasce , no , jardim , zoologico ,
DESCRIPTION: Nas densas florestas tropicais húmidas que se estendem da c, , , ,