Visita
Bosque Encantado e Parque de Merendas

No dia em que comemorou 130 anos, o Jardim Zoológico apresentou os renovados Bosque Encantado e Parque de Merendas, uma remodelação que resultou da parceria com a Sociedade Ponto Verde. 


O objetivo foi claro: sensibilizar os visitantes para as preocupações ambientais e para a importância da reciclagem, mostrar que da reciclagem podem nascer vários objetos úteis.

A remodelação demorou um ano, e hoje no Bosque Encantado passaram a existir, simultaneamente, o primeiro e o último elo da cadeia de reciclagem. Por um lado, para reunir a matéria-prima indispensável, espalhou-se, pela primeira vez, no Jardim Zoológico, ecopontos por todo o recinto. Por outro, o parque de merendas recebeu “mobiliário urbano”, mesas e bancos para as refeições, e “casinhas de aves” para as crianças brincarem, peças feitas exclusivamente com material reciclado. Deste modo foram “devolvidas” as embalagens ao consumidor. 

Bosque Encantado  Tratadora do Bosque Encantado

Por ser feito de plásticos diversos, o produto final assemelha-se a madeira mas é muito mais resistente, especialmente em utilizações no exterior. O material utilizado no mobiliário urbano foi criado a partir da utilização de mais de 16 toneladas de embalagens recicladas.

A complementar esta demonstração prática, encontram-se por todo o bosque e pelo parque de merendas inúmeros painéis apelativos e bem visíveis, com informações curiosas que ajudam a chamar a atenção e a reter a principal mensagem: reciclar e cuidar do ambiente. Graças a esses painéis, ficamos, por exemplo, a saber que as 16 toneladas de embalagens recicladas usadas na requalificação do espaço  equivalem ao peso de dois elefantes. 

Descobrimos também que dessas 16 toneladas, fazem parte, por exemplo, 150 000 pacotes de batatas fritas (com o peso médio de 3 tigres machos), 66 000 embalagens de champô (peso de duas girafas), 90 000 copos de iogurte (peso de 4 elefantes recém-nascidos), e até 250 pneus (peso de 880 araras) para os pisos dos parques infantis.

Tudo isto à nossa frente, transformado em mesas, bancos e “casinhas de aves”. No mínimo, desperta a nossa imaginação sobre o futuro da próxima embalagem que colocarmos no ecoponto. 


               Pesos


Bosque Encantado patrocinado por:
Destaques
Festas de Aniversário no Zoo
Apadrinhe o Moonan e ganhe 1 bilhete