Animais


Plantas
Órix-austral
Oryx gazella
Ordem: Artiodactyla Família: Bovidae
Identificação

É um antílope grande com cornos longos em ambos os sexos, sendo os do macho mais grossos e maciços. Exibe uma característica máscara negra na cabeça e uma crina curta que se estende até ao dorso e barras negras na metade superior das patas e nos flancos.

Hábitos

Vive em manadas de 30-40 animais, embora possa formar manadas de várias centenas de animais. Cada manada é constituída por 1 macho dominante, várias fêmeas adultas e suas crias. Conseguem passar longos períodos sem beber, sendo frequentes as lutas junto aos charcos onde bebem, principalmente em anos de seca.

Reprodução

O acasalamento pode ocorrer em qualquer altura do ano. Imediatamente antes do acasalamento, o macho dá toques com a pata anterior na pata traseira da fêmea. A cria recém-nascida é mantida escondida durante o dia e só se junta à manada quando já tem 3-6 semanas de vida. É amamentada até aos 4-5 meses de idade.

Distribuição e Habitat

Estepes áridas e savanas semiáridas.

Conservação

Durante muitos anos, a população de órix-austral diminuiu devido à expansão humana. Atualmente, a população está estável sendo que a maioria dos indivíduos vive em áreas protegidas, parques e propriedades privadas.



Festas de Aniversário no Zoo
Apadrinhe a Vicky e ganhe 1 bilhete