Animais


Plantas
Catatua-de-bico-comprido
Cacatua tenuirostris
Ordem: Psittaciformes Família: Psittacidae
Identificação

Distingue-se pela banda de cor escarlate na garganta, e pelas penas  amarelas na zona inferior da cauda.  Apresenta um grande anel periocular (em  torno dos olhos) de cor azul-viva. O bico é particularmente comprido  (mede 4-5 cm de comprimento) e é de cor azulada.

Hábitos

Espécie sedentária e gregária. A dimensão média dos bandos varia com a  disponibilidade alimentar. Procura alimento no solo e alimenta-se sobretudo  de tubérculos, usando o bico especializado para escavar em torno das raízes das plantas.

Reprodução

A nidificação ocorre de julho a outubro e o ninho é construído em ocos de árvores. Ambos os progenitores incubam os ovos e depois alimentam as crias até 3 semanas depois de saírem do ninho. Poderá haver duas posturas anuais, em casos de excecional abundância alimentar.

Distribuição e Habitat

Florestas de eucalipto e pastagens.

Conservação

Esta espécie diminuiu drasticamente devido à expansão de pastagens para gado, que fez diminuir a sua principal fonte de alimento natural: uma espécie de margarida. Atualmente, a diminuição de locais de nidificação adequados é uma potencial ameaça.



Festas de Aniversário no Zoo
Apadrinhe o Moonan e ganhe 1 bilhete