Animais


Plantas
Lório-arco-íris
Trichoglossus haematodus moluccanus

Estes pequenos papagaios coloridos são aves muito ativas e ruidosas. Para além de ser uma das espécies de psitacídeos mais abundante no Planeta, é também a espécie de papagaio com maior número de subespécies reconhecidas, são mais de 20.

Estas aves são comuns na maior parte do seu território, nalgumas regiões da Austrália são até consideradas como uma praga por destruírem as plantações. No entanto, noutras áreas, encontram-se apenas pequenas populações de Lórios-arco-íris.



As aves desta espécie têm sido caçadas de forma intensiva, sobretudo para “alimentar” o mercado ilegal de aves exóticas. Desde 1981, o ano em que foi incluída no apêndice II da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção), foram registados mais de 100.000 indivíduos capturados ilegalmente do habitat natural.

Classificada como Pouco Preocupante pela UICN, o futuro desta pequena ave com não mais de 25-30 cm depende também da conservação do seu habitat natural. No Jardim Zoológico pode observar este e outros Lórios no Parque Arco-íris.

 

Peso: 157 g

 

Comprimento: 25-30 cm

 

Número de ovos: 1-3

 

Período de incubação: 25 dias

 

Dieta: Granívora / Frugívora

 

Localização no Zoo: Parque arco-íris (junto à Quintinha)

 

Festas de Aniversário no Zoo
Apadrinhe a Vicky e ganhe 1 bilhete