Animais


Plantas
Gorila-ocidental-das-terras-baixas
Gorilla gorilla gorilla

O Gorila-ocidental-das-terras-baixas (Gorilla gorilla gorilla) vive nas florestas tropicais húmidas e nas florestas pantanosas de África. Atualmente, esta espécie distribui-se apenas por três países africanos: Camarões, República Central Africana e República Democrática do Congo. 

Os gorilas são animais pacíficos, que se alimentam de plantas, e que vivem em grupos familiares. Eles são os maiores dos primatas, e estão envoltos em misticismo, sendo frequentemente descritos como “gigantes gentis”. Estes fabulosos animais, com quem o Homem partilha 98% do seu ADN, enfrentam agora uma luta real contra a extinção.

 

O equilíbrio da população mundial de Gorilas está ameaçado por uma série de fatores como a caça para alimentação humana – Bushmeat-; o comércio de animais vivos, em especial crias que são capturadas, implicando o abate da progenitora e por vezes, de grupos familiares inteiros; os frequentes conflitos armados na sua área de distribuição; a rápida destruição do habitat natural, e doenças como o vírus Ebola e outras transmitidas pelo Homem, constituem fortes ameaças à sobrevivência destes animais na Terra.

 

Conhecem-se duas espécies de gorilas: o Gorila-oriental (Gorilla beringei) e o Gorila-ocidental (Gorilla gorilla), e cada uma delas inclui duas subespécies. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), o seu Estatuto de Conservação é, invariavelmente, alarmante: Em Perigo ou Criticamente em Perigo, dependendo da espécie.

 

O Jardim Zoológico participa no Programa Europeu de Reprodução desta espécie (EEP) e colabora para o seu Studbook Internacional (ISB). Através do seu Fundo de Conservação, participa também na conservação deste e outros primatas no habitat natural.

 

Vem ao Jardim Zoológico e observa de perto a família de gorilas, incluindo uma pequena cria com 2 anos de idade.

 

Peso: 72-180 kg

 

Comprimento: < 1,7 m

 

Número de crias: 1

 

Período de gestação: 8-9 meses

 

Dieta: Herbívora

 

Localização no Zoo: Templo dos Primatas

Animal apadrinhado por:
Festas de Aniversário no Zoo
Apadrinha o Ondinhas = 1 bilhete