Animais


Plantas
Gibão-de-mãos-brancas
Hylobates lar

O Gibão-de-mãos-brancas é uma espécie arbórea dotada de braços muito longos que utiliza para se deslocar, e percorrer distâncias de 3 metros num só movimento de braços.

Deslocar-se entre troncos e ramos por braquiação, poupa-lhe energia, pois usa o corpo como se fosse um pêndulo; estes primatas possuem várias características anatómicas que facilitam a sua ágil deslocação nas árvores, tais como o tronco com postura quase vertical, a posição dos ombros que permite aos braços uma grande liberdade de movimentos em todas as direções, com fortes e extensas articulações nos cotovelos e pulsos extremamente flexíveis.



O seu nome deve-se à cor do pelo, muito claro, que cobre as mãos e os pés e que contrasta com a face negra. As suas mãos são esguias com dedos longos e apesar dos polegares serem mais pequenos e afastados, os seus dedos servem como “ganchos” para a suspensão do corpo nos ramos.

Estes animais utilizam diferentes vocalizações para comunicarem entre si e marcar território. Usam uma única frequência, pelo que os gritos são longos e característicos, sendo capazes de alcançar longas distâncias através da densa vegetação das florestas do sudeste asiático onde habitam.

Tem uma dieta rica em frutos, mas também ingere folhas, flores e insetos, passando grande parte do seu tempo a procurar alimento e a comer. Vivem em grupos familiares de 2 a 10 indivíduos, constituídos pelo casal e respetivas crias.

As suas principais ameaças são a desflorestação e a consequente destruição do habitat, apesar da caça ilegal para o comércio de espécies exóticas também contribuir para a União Internacional para a Conservação da Natureza classificar esta espécie como “Em perigo”.

O Jardim Zoológico colabora para o Studbook Europeu (ESB) desta espécie, participando na sua conservação. Venha conhecer a nossa família de gibões na Ilha dos Primatas e assistir de perto às suas acrobacias.

Peso: 5-9 Kg

 

Comprimento do corpo: 44-64 cm

 

Nº de crias: 1

 

Período de gestação: 7-8 meses

 

Dieta: Omnívora

 

Localização no Zoo: Ilha dos Primatas

Animal apadrinhado por:
Festas de Aniversário no Zoo
Apadrinhe o Moonan e ganhe 1 bilhete