Animais


Plantas
Hipopótamo
Hippopotamus amphibius

O Hipopótamo-comum está extremamente bem adaptado à vida em África. Quase sem pelos no seu corpo, que estão limitados à zona dos lábios, orelhas e cauda, produz uma substância protetora contra as queimaduras solares e picadas de insetos, que lhe dá um ar avermelhado sob a luz solar. Passa a maior parte do dia submerso deixando apenas à superfície as narinas e os olhos, para garantir a sua respiração e atenção ao que se passa em seu redor. Costumam fazer mergulhos de 3 a 5 minutos mas podem ficar sem respirar durante 30!



Alimenta-se em terra, mas nem o seu corpo pouco atlético ou as suas 3 toneladas de peso, o deixam à mercê de predadores velozes. Em terra, atinge velocidades de corrida surpreendentes. Na realidade, se ameaçado é um dos animais mais temidos pelas populações locais, que conhecem bem a sua versatilidade “Todo-o-terreno”.

O hipopótamo defeca e espalha as suas fezes através de um característico “abanar de cauda”. Esta dispersão de matéria digerida tem um impacto muito positivo no seu habitat fertilizando o solo e enriquecendo a água com nutrientes.

Os machos adultos defendem os seus haréns em lutas violentas onde utilizam os seus grandes caninos para ferir os adversários, estes dentes crescem ao longo de toda a vida do animal e podem atingir entre 60 a 80 cm.

A cópula, o parto e a amamentação ocorrem, geralmente, dentro de água. Cada cria nasce com cerca de 30kg de peso, e é amamentada perto de 12 meses. É comum observarem-se fêmeas acompanhadas por 2 a 4 crias de idades diferentes.

No Jardim Zoológico podem observar-se de perto representantes desta extraordinária espécie, símbolo da fauna africana. Está classificada como Vulnerável pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). O Jardim Zoológico orgulha-se de ter uma ação direta na conservação desta espécie através da reprodução com sucesso dos exemplares que tem ao seu cuidado, participando ainda no seu European studbook (ESB).

Peso:  4,5 tn

Comprimento: 5,5 m


Altura ao garrote: 1,6 m

Número de crias: 1

Período de gestação: 8 meses

Dieta: Herbívora

Localização no Zoo: Ao lado do Templo dos Primatas

Festas de Aniversário no Zoo
Apadrinhe o Simba e ganhe 1 bilhete