Animais


Plantas
Panda-vermelho
Ailurus fulgens

Esta tem sido uma espécie de difícil classificação taxonómica, pois estes animais têm dentição de omnívoro, tubo digestivo de carnívoro e dieta maioritariamente herbívora.

Pelo aspeto assemelha-se a um Guaxinim, no entanto, alimenta-se de bambu como o Panda-gigante e usa as mesmas estratégias que ele! Estudos genéticos são a esperança para esclarecer a dúvida. Tem um falso polegar (uma extensão do osso sesamóide) que utiliza para arrancar as folhas do bambu, o seu alimento preferido mas muito pouco nutritivo. Talvez por essa razão tenham que poupar a energia que obtêm e passa a maior parte do tempo a descansar nas árvores e a tomar banhos de sol.

Estes animais estão perfeitamente adaptados às temperaturas frias do seu habitat. A sua pelagem é densa protegendo-os do frio, a cauda longa ajuda a manter a temperatura corporal. Apesar de parecer tímido é uma espécie muito territorial, marcando o território com urina e secreções das glândulas anais e genitais.

A reprodução não é fácil, as fêmeas estão recetivas apenas uma vez por ano, durante 18 a 24h! Os machos só se encontram com elas nesse período e depois, a responsabilidade das crias, é inteiramente da progenitora.

O seu habitat tem vindo a diminuir, sendo esta a principal ameaça à extinção da espécie assim como a caça e consanguinidade devido à fragmentação do habitat para áreas de cultivo. Está classificado como Em Perigo, pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

O Panda-vermelho é uma espécie endémica dos Himalaias, ou seja, só existe na Natureza nessa área de distribuição. A subespécie representada no Jardim Zoológico é a que se encontra na região mais Ocidental, o Panda-vermelho-do-nepal.

Venha ao Zoo e participe na conservação desta e de tantas outras espécies, apenas com a sua visita!



Peso: 3-6 kg

Comprimento: cerca de 1m

Comprimento da cauda: 28-49 cm

Número de crias: 1-4

Gestação: 4-5 meses

Dieta: Omnívora

Localização no Zoo: Em frente ao Urso-formigueiro-gigante.

Festas de Aniversário no Zoo
Apadrinhe a Bela e ganhe 1 bilhete