Jardim Zoológico apresenta as crias de Lisboa que vão salvar chitas na Namíbia
O Jardim Zoológico apresenta as crias de Lisboa, uma Cadela-pastor da Anatólia enviada para a Namíbia em outubro de 2019, no âmbito de um projeto que visa a proteção de Chitas em habitat natural. O transporte do animal foi financiado pelo Fundo de Conservação do Jardim Zoológico marcando assim a associação do Zoo a mais um projeto de conservação no território africano.

Nascidas no dia 9 de julho as novas crias, três machos e cinco fêmeas, vão permanecer com a progenitora até que atinjam os três meses, altura em que começaram a ser treinados para se juntarem aos cerca de 135 cães hoje em funções na Namíbia. 



Livestock Guarding Dog é o nome do projeto e tem por objetivo a utilização de cães-pastor para evitar o conflito entre humanos e predadores selvagens como a chita. Desenvolvido pela Cheetah Conservation Fund, resulta da seleção de duas raças Turcas raras, os Kangal e os Cães-pastor da Anatólia, cuja presença imponente, ladrar intimidante e natureza leal e protetora, fazem delas “os melhores protetores de ovelhas e cabras” que existem, segundo a Dra. Laurie Marker, responsável pelo Studbook Internacional da Chita e fundadora do Cheetah Conservation Fund. Laurie acrescenta ainda que devido ao seu fenótipo, os cães-pastor asseguram um perímetro de segurança entre o gado e os animais selvagens, detendo deste modo potenciais predadores. Estes resultados comprovados que tranquilizam os pastores, fazendo com que não coloquem armadilhas ou disparem instintivamente sobre as potenciais ameaças.

A perda de habitat e a redução de presas naturais são das principais causas de ameaça das chitas e levam à aproximação dos animais às populações humanas, em busca de alimento nos pequenos rebanhos. Para uma população pobre, que tem no pastoreio a sua subsistência, a morte de um animal é financeiramente incomportável, resultando na perseguição dos predadores selvagens, como é o caso da Chita. Após 27 anos de projeto e contacto direto com as populações, o balanço é muito positivo, estimando-se uma diminuição de cerca de 80% das perdas de gado por predação.
Zoo Imagem
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: no , dia , mundial , da , conservacao , o , jardim , zoologico , apresenta , as , crias , de , lisboa , que , vao , salvar , chitas , na , namibia ,
DESCRIPTION: No Dia Mundial da Conservação da Natureza o Jardim Zoológ, , , ,