O New York Wild Film Festival passou pelo Jardim Zoológico com nove curtas-metragens de apelo à conservação
Oceanos, Clima, Conservação e Inovação, foram os temas abordados por 9 curtas-metragens exibidas no auditório do Jardim Zoológico, com o objetivo de sensibilizar para a conservação da natureza.

No dia 6 de julho o Jardim Zoológico recebeu a 7ª edição do New York Wild Film Festival que, através da exibição de 9 curtas-metragens, teve como objetivo inspirar os presentes a explorar, descobrir e proteger o Planeta. 

O Festival passou pelo Jardim Zoológico em paralelo com a cimeira Glex Summit, que decorreu nos dias 3, 4 e 5 de julho em Lisboa e que elevou a cidade, a capital mundial da exploração científica. O Glex Summit acolhe uma elite de cientistas, especialistas e os mais influentes exploradores do mundo, da arqueologia à exploração espacial, passando pelo fundo dos oceanos, na linha da frente da conservação do Planeta.

Ao receber o New York Wild Film Festival o Jardim Zoológico insere-se neste projeto mundial de sensibilização para a conservação da natureza através da projeção de 9 curtas-metragens no Auditório do Zoo. Reconhecido pelos documentários sobre a exploração, aventura, vida selvagem, conservação e ambiente que exibe anualmente, este Festival apresenta-se como uma plataforma que promove a consciencialização e fornece ferramentas para a atuação individual em prol da conservação da natureza.


FILMES DA PROGRAMAÇÃO
 
Un Dia En El Parque
Diego Porral, Espanha, 4 min
Em “Um Dia no Parque”, somos convidados a entrar no monólogo de um avô que explica ao neto como é que “as coisas” costumavam ser, ou como deveriam ser; e como são hoje.
 
Weightless
Jean-Baptiste Chandelier, France, 6 min
Vamos explorar os “céus” com o Jean-Baptiste Chandelier que nos vai levar numa viagem de cortar a respiração: dos Alpes Franceses até à costa da África do Sul, e das ilhas dos Açores às praias do Brasil.
 
The King’s Keeper
Thomas Rowell, USA, 12 min
Prahlad passou a maior parte da sua vida a trabalhar com elefantes em circos na Índia. Hoje é tratador num santuário de elefantes. Quando no Santuário, Prahalad Gajraj conhece Gajraj, um elefante de setenta anos que passou mais de metade da sua vida acorrentado, cresce em si a forte determinação de cuidar dele.
 
Tales of Light: Paradise in Peril
Abraham Joffe, Australia, 22 min
Através da captura de imagens deslumbrantes do fundo do mar, o fotografo marinho Shawn Heinrichs luta pela preservação da diversidade marinha, que atualmente se encontra em rápido declínio.
 
Remixing Madagascar
Drew Fulton, USA, 9 min
“Remixing Madagascar” segue o artista sonoro e biólogo acústico Ben Mirin numa expedição para gravar “as vozes da vida selvagem ameaçada”, em Madagáscar. Trabalhando com músicos e cientistas locais, Mirin transforma estas “vozes” em música original que celebra a biodiversidade e a conservação, de um dos locais ímpares do Planeta. 

Owl Dance-off Part II
Megan Lorenz, USA, 2 min
O fotografo de vida selvagem Megan Lorenz volta à Florida para filmar a Coruja-buraqueira (Athene cunicularia). Após ter presenciado algumas “danças” peculiares na visita em 2014, que levou ao vídeo original “Owl Dance-Off”, Megan conseguiu agora captar essas manifestações num grupo de corujas.  

Adaptation Bangladesh: Sea Level Rise
Justin DeShields, USA, 12 min
Numa altura em que as conversas sobre o clima são pautadas por uma corrente catastrófica, em todo o mundo são diariamente testados métodos adaptativos de forma a criar soluções para as rápidas alterações climáticas que se fazem sentir. “Adaptation Bangladesh”  é uma curta-metragem que analisa a forma como os agricultores estão a lidar com o aumento do nível da água do mar, vendo estas técnicas de adaptação como um importante legado para a sobrevivência e prosperidade num Planeta em mudança.
 
Dedicate: Diving Free
Shams, Alex Aimard, Norwar, 8 min
Jacques de Vos é um fotografo marinho que passa a maioria do seu tempo livre a mergulhar com orcas. Ajudado pela sua equipa, este Sul Africano tornou-se num especialista a encontrar estas extraordinárias criaturas no oceano.
 
Dave Matthews + Retiti Elephant Sanctuary
Ami Vitale, USA, 4 minutos
Nada nos prepara para a curiosidade exploratória de uma cria de elefante, nem para a dolorosa história de como cada órfão chegou ao Reteti Elephant Sanctuary, no Quénia. Reteti é o primeiro santuário de elefantes órfãos em África, que pertence e é dirigido pela comunidade local. O fotografo de renome Ami Vitale, o interprete e guitarrista Dave Matthews e a Conservational International, uniram-se para tomar uma posição pelos elefantes e por uma conservação baseada na comunidade.
Zoo Imagem
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: , o , new , york , wild , film , festival , chega , ao , jardim , zoologico , no , dia , 6 , de , julho ,
DESCRIPTION: ​ O New York Wild Film Festival chega ao Jardim  Zoológico no dia 6 de julho