Dia da Família | Clube da Natureza
19 de maio
A 19 de maio floresce, em conjunto com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, o projeto Clube da Natureza. Para comemorar o Dia Internacional da Família e no âmbito do novo projeto, os participantes vão trazer mais vida ao Parque Bensaúde.

O Jardim Zoológico, em parceria com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica (JFSDB), faz florescer um novo projeto enquadrado na Educação para a Conservação – o Clube da Natureza – dirigido à comunidade e com início no dia 19 de maio, em comemoração do Dia Internacional da Família.
 
Vencedor do prémio da Associação Mundial de Zoos e Aquários (WAZA), no âmbito da “Nature Connect Grant”, este novo projeto tem como objetivo o desenvolvimento de diversas iniciativas gratuitas nos espaços verdes da Freguesia de São Domingos de Benfica onde o Jardim Zoológico se insere, através de um passaporte que incentiva as famílias a contatarem diretamente com a natureza e apoiarem a sua conservação.
 
O Clube da Natureza trará, assim, ao Dia Internacional da Família a atividade “Árvores com História”, uma atividade gratuita com necessidade de inscrição prévia, que desafia as famílias a plantar uma árvore no Parque Bensaúde, em São Domingos de Benfica. O Jardim Zoológico prevê plantar cerca de 100 árvores que serão posteriormente identificadas com o nome das famílias que as plantarem para poderem acompanhar o seu crescimento.
 
Através desta iniciativa as famílias vão plantar oliveiras, medronheiros e carvalhos, tornando este espaço verde em algo único na cidade. Para além da plantação de cerca de 100 árvores, esta ação visa o fortalecimento da relação entre os adultos, as crianças e a natureza.
 
No âmbito do projeto Clube da Natureza, cada família terá direito um passaporte, onde regista o trajeto da sua viagem pelos espaços verdes a percorrer. Há atividades fixas que têm como cenário as zonas verdes da JFSDB (plantação de árvores, construção de abrigos para aves e insetos, workshops…) e que serão acompanhadas por Educadores do Jardim Zoológico, e atividades pedagógicas complementares que não têm uma data fixa para a sua concretização e que pretendem levar os participantes a desfrutar da proximidade com a natureza de forma autónoma.
 
O projeto Clube da Natureza termina no dia 16 de fevereiro de 2020, com um evento no auditório do Jardim Zoológico, onde serão entregues prémios para distinguir as famílias mais empenhadas – desde bilhetes para o Zoo, descontos e Sábados Selvagens.
 
Participe nas atividades do Clube da Natureza e desfrute de momentos memoráveis em família, com a certeza de que em cada atividade estará a contribuir para a conservação da natureza .
 
AGENDA:
 
  • Árvores com História
Dia 19 de maio, das 10h às 13h, no Parque Bensaúde.
Inscrições: Inscreva-se aqui (A participação requer inscrição prévia e está sujeita às vagas existentes)
 
  • Workshop “Construção de abrigos para aves e insetos”
Dia 1 de junho, das 9h às 18h, na zona franca do Jardim Zoológico
Dias 1 e 2 de junho, das 9h às 18h, na Quinta da Alfarrobeira
 
  • Impacto do plástico
Dia 8 de junho, sessões às 10h30 e 12h00, no coreto do Jardim Zoológico.
Inscrições: Inscreva-se aqui (A participação requer inscrição prévia e está sujeita às vagas existentes)
 
  • Fotopaper Fauna e flora da Freguesia de São Domingos de Benfica
De 1 de junho a 31 de agosto, nos espaços verdes da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica.
 
  • Festa dos Avós
Dias 26, 27 e 28 de julho, na zona franca do Jardim Zoológico.
 
  • Dia da Conservação
Dia 28 de julho,  na zona franca do Jardim Zoológico.
 
  • Limpeza da mata de São Domingos de Benfica
Dia 13 de outubro, na Mata de São Domingos de Benfica.
 
  • Exposição de Fotografia
Dia 16 de fevereiro, no auditório do Jardim Zoológico.
 
  • Evento final de entrega de prémios
Dia 16 de fevereiro, no auditório do Jardim Zoológico.
 
Sobre a WAZA – Associação Mundial de Zoos e Aquários
O Jardim Zoológico é membro da WAZA – World Association of Zoos and Aquariums – desde o início dos anos 90. A associação é constituída por 400 instituições e organizações líderes em todo o mundo, incentivando-as a manter os mais altos padrões de bem-estar dos animais, em prol da conservação das espécies e dos seus habitats. A WAZA é a voz de uma comunidade global de zoos e aquários, atuando como uma plataforma de comunicação com o objetivo de, através da educação ambiental, inspirar e sensibilizar os cerca de 700 milhões de visitantes que anualmente visitam os zoos e aquários em todo o mundo.

Sobre o Parque Bensaúde
O Parque Bensaúde é um espaço público com cerca de 3,5 hectares, que data do século XVII. Localizado entre a Rua Francisco Baía e a Estrada da Luz, apresenta um património natural, rico e único na cidade de Lisboa com bastantes árvores notáveis, como por exemplo o maior e mais antigo sobreiro identificado na capital. Do arvoredo deste parque destacam-se dois exemplares de Quercus ilex spp. (azinheira-italiana), um de Acer campestre L. (bordo-comum) e uma Corymbia ficifolia (eucalipto-de-folha-vermelha).
Outros eventos
 Ver todos

SEO da página actual

TAGS: clube , da , natureza , novo , projeto , de , educacao , para , a , conservacao , do , jardim , zoologico , preve , plantar , 100 , arvores ,
DESCRIPTION: A 19 de maio floresce, em conjunto com a Junta de Freguesia , , , ,