Oficina na Rota dos Descobrimentos
Conteúdo
Este é um programa conduzido por um educador zoológico que de forma interativa orienta os alunos por um percurso interpretativo das espécies do Jardim Zoológico relacionando-as com o período histórico da expansão marítima portuguesa. Ao longo do percurso são introduzidas as características de alguns animais e plantas, bem como a sua localização geográfica para fazer o paralelismo com as viagens marítimas, a sua cronologia e o contexto monárquico da época. Também são transmitidas as ameaças à natureza também as boas ações que podemos fazer para as proteger. Esta sessão inclui alguns dos nossos materiais zoológicos como penas, escamas e pelos e também materiais para algumas atividades que faremos durante a oficina.

Download Plano de Sessão
Idades: 2º ciclo (5º e 6º ano) 
Horários: 10h30, 12h15, 14h00 e 15h45
Duração: 90 minutos
Nº de alunos: Até 30 alunos por educador (possibilidade de fazer várias turmas em simultâneo)
Resumo do programa
Na introdução do programa são abordadas as missões e as regras do Jardim Zoológico. Segue-se um percurso interativo e dinâmico por diversas espécies que existem em países que serviram de passagem na expansão marítima portuguesa. Este itinerário interpretativo é efetuado com recurso ao discurso interrogativo e são abordadas as diferentes características dos animais, as suas ameaças e comportamentos sustentáveis a adotar para a sua proteção, fazendo a ligação com os conteúdos curriculares do 2º ciclo. Ao longo de todo o percurso são feitas atividades para transmitir conhecimento sobre os rumos da expansão quatrocentista e as grandes viagens transatlânticas dos portugueses. O discurso é complementado por alguns materiais zoológicos de forma a aprofundar os conhecimentos dos alunos de uma forma interativa. O programa termina com uma dinâmica de consolidação das aprendizagens adquiridas durante o percurso pelo Jardim Zoológico.
Para inscrever o seu grupo contacte o Centro Pedagógico do Jardim Zoológico
Tel: 217 23 29 60
(dias úteis das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00)

E-mail: pedagogico@zoo.pt
 
A RESERVA DEVERÁ SER EFETUADA ATÉ 15 DIAS ANTES DA DATA DA VISITA AO JARDIM ZOOLÓGICO
Objetivos de aprendizagem
- Distinguir as 3 classes de animais presentes no Jardim Zoológico (aves, répteis e mamíferos)
- Identificar 2 habitats diferentes em que vivam animais do Jardim Zoológico
- Localizar no espaço e no tempo as principais conquistas e descobertas portuguesas
- Relacionar a localização geográfica dos animais com as descobertas portuguesas;
- Reconhecer os reis que governaram durante a expansão marítima portuguesa;
- Identificar as ameaças que os animais enfrentam na natureza;
- Definir como podemos contribuir para a conservação da natureza

Ligações ao Currículo escolar
- Metas curriculares – Ciências Naturais
Domínio: Diversidade de seres vivos e suas interações com o meio;
Domínio: Processos vitais comuns aos seres vivos

-Metas curriculares – História e Geografia de Portugal
Portugal nos Séculos XV e XVI

Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Tema – Sustentabilidade ética e cidadania – subtemas: A - pilares da sustentabilidade; C - ética e cidadania;
Tema – Produção e consumo sustentáveis – subtemas: A – Resíduos; C – Rotulagem (bens e serviços)
Tema -Biodiversidade – subtemas: A – A importância da Biodiversidade; B – Biodiversidade enquanto recurso; C – Principais ameaças à Biodiversidade; D – Estratégia para a conservação da biodiversidade
Tema - Água – subtemas: A – Importância da água para a vida na Terra; B – Problemáticas ambientais associadas à água doce


Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
Áreas de competências:
Bem-estar, saúde e ambiente;
Saber científico, técnico e tecnológico;
Pensamento crítico e pensamento criativo;
Informação e comunicação;
Raciocínio e resolução de problemas;

Valores: 
Cidadania e participação;
Excelência e exigência;
Curiosidade, reflexão e inovação

Áreas de competências do perfil dos alunos (acpa) 
Bem-estar, saúde e ambiente
Pensamento crítico e criativo
Saber científico, técnico e tecnológico

 
 

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: oficina , na , rota , dos , descobrimentos ,
DESCRIPTION: Este é um programa conduzido por um educador zoológico que de forma interativa orienta os alunos por um percurso interpretativo das espécies do Jardim Zoológico relacionando-as com o período histórico da expansão marítima portuguesa.