Oficina dos Sentidos
Conteúdo
Este é um programa conduzido por um educador zoológico que de forma interativa orientando os alunos à descoberta do mundo natural. Neste programa a aprendizagem centra-se nos 5 sentidos, que serão usados para a transmissão dos conceitos do programa. Ao longo do percurso são introduzidas as características de alguns animais e plantas, as ameaças à natureza e também as boas ações que podemos fazer para as proteger. Esta sessão inclui alguns dos nossos materiais zoológicos como penas, escamas e pelos.

Download Plano de Sessão
Idades: 1ºciclo (1º-4ºano)
Horários: 10h30, 12h15,14h e 16h
Duração: 90 minutos
Número de alunos: 30 alunos por educador (possibilidade de fazer várias turmas ao mesmo tempo)
Resumo do programa
Na introdução ao programa são abordadas as missões do Jardim Zoológico, regras e as ameaças de extinção. Segue-se um percurso interativo e dinâmico por espécies ameaçadas, com recurso ao discurso interrogativo onde se aborda as diferentes características dos animais, as suas ameaças e comportamentos sustentáveis para a sua proteção, fazendo a ligação com os conteúdos curriculares do 1º ciclo. Como este programa é uma oficina ao longo do tempo serão feitas algumas atividades com os alunos para se consolidar conhecimento relacionado com os 5 sentidos.  O discurso e as atividades são complementados por alguns materiais zoológicos de forma a aprofundar os conhecimentos dos alunos de forma mais interativa. Todo programa é orientado para ser uma experiência sensorial e imersiva, onde os alunos são desafiados a “sentir” o Jardim, através dos seus sons únicos, cheiros intensos e vivas cores. 

O programa termina com um jogo de consolidação das aprendizagens que tiveram durante o percurso pelo Jardim Zoológico, sobre a forma de um jogo fazendo a ligação com as atividades que foram sendo feitas ao longo do caminho.
Objetivos de aprendizagem
- Enunciar os 5 sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar);
- Identificar características dos diferentes grupos de animais (mamíferos, répteis, aves);
- Identificar as ameaças que os animais enfrentam na natureza;
- Definir como podemos contribuir para a conservação da natureza

Ligações ao Currículo escolar
Organização Curricular e programas – Estudo do meio - Bloco 1 — à descoberta de si mesmo
Organização Curricular e programas – Estudo do meio - Bloco 3 - à descoberta do ambiente natural
Organização Curricular e programas – Estudo do meio - Bloco 6 -  à descoberta das inter-relações entre a natureza e a sociedade

Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Tema – Sustentabilidade ética e cidadania – subtemas: A - pilares da sustentabilidade; C - ética e cidadania;
Tema – Produção e consumo sustentáveis – subtemas: A – Resíduos; C – Rotulagem (bens e serviços)
Tema -Biodiversidade – subtemas: A – A importância da Biodiversidade; B – Biodiversidade enquanto recurso; C – Principais ameaças à Biodiversidade; D – Estratégia para a conservação da biodiversidade
Tema - Água – subtemas: A – Importância da água para a vida na Terra; B – Problemáticas ambientais associadas à água doce

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
Áreas de competências:
Bem-estar, saúde e ambiente;
Saber científico, técnico e tecnológico;
Pensamento crítico e pensamento criativo;
Informação e comunicação;
Raciocínio e resolução de problemas;

Valores: 
Cidadania e participação;
Excelência e exigência;
Curiosidade, reflexão e inovação
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: oficina , dos , sentidos ,
DESCRIPTION: Na introdução ao programa são abordadas as missões do Jardim Zoológico, regras e as ameaças de extinção. Segue-se um percurso interativo e dinâmico por espécies.