"Storytelling - Estratégias de Comunicação na Educação Ambiental"
A ação de formação Storytelling - Estratégias de Comunicação na Educação Ambiental faz parte do plano de formação acreditada para professores do Jardim Zoológico, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados pela ONU entre 2015 e 2030, onde, no objetivo 15, explicita a necessidade de "proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade."

Enquadra-se ainda na Estratégia Nacional de Educação Ambiental estabelecida para o período entre 2017 e 2020, onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a conservação do ambiente. Uma educação que aposta no desenvolvimento de uma população consciente e informada sobre as atuais dificuldades e potencialidades no que se refere à conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Pretende-se, com esta formação, dotar os formandos com estratégias chave de contar histórias e levá-los a aprender como as aplicar para comunicar eficazmente. O Storytelling é uma ferramenta de comunicação incrivelmente poderosa que pode influenciar a mudança de comportamentos, sendo que este curso de formação tem como objetivo prover os formandos com as competências adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho na área da Educação para a Conservação e promoção da literacia numa lógica transversal e interdisciplinar.

“Storytelling - Estratégias de Comunicação na Educação Ambiental"
N.º de Registo: CCPFC/ACC-92343/17 – horas acreditadas – 20 horas – 0,8 créditos

Datas: 
1ª edição: 10, 11 e 12 de maio 2019
2ª edição: 18, 19 e 20 de outubro 2019
Inscreva-se! Preencha a ficha de inscrição
1ª edição: 10, 11 e 12 de maio 2019
2ª edição: 18, 19 e 20 de outubro 2019
20 horas presenciais

A ação de formação é desenvolvida a partir da alternância entre a apresentação de informação relevante, nomeadamente conceitos e modelos teóricos e exercícios práticos aplicados ao contexto de cada formando, tirando partido de um espaço educativo diferente que é o Jardim Zoológico. 

O Storytelling é uma ferramenta de comunicação incrivelmente poderosa que pode influenciar a mudança de comportamentos daí que as sessões iniciam-se em grande grupo, com a exploração de desafios iniciais, seguindo-se exercícios práticos que alternarão entre exercícios individuais e em pequenos grupos. Em todas as sessões será trabalhado o projeto final por forma a que os formandos o vão construindo e aplicando os conhecimentos e competências que vão sendo adquiridas/desenvolvidas. 

A formação implementa-se presencialmente durante um fim de semana completo: sexta-feira (4h), sábado (8h) e domingo (8h).
Sexta-feira: das 18h30 às 22h30
Sábado e domingo: das 9h30 às 18h30
Professores do ensino básico e secundário (todos os grupos) e professores bibliotecários.
- Arte de Contar Histórias
- O Poder do Storytelling
- Estratégias de Animação e Leitura
- Arte, Performance, Livro e Palavra como pedagogia crítica e meio de aprendizagem
- Escrita Criativa e Construção de narrativas
- Apresentação de Projetos
- Dotar os formandos com estratégias chave de contar histórias e levá-los a aprender como as aplicar para comunicar eficazmente;

- Prover os formandos com competências adequadas para o desenvolvimento do seu trabalho na área da Educação para a Conservação e promoção da literacia numa lógica transversal e interdisciplinar.
Tatiana Sanches
Maria Antonieta Costa
120 €
Para efetuar a sua inscrição deve preencher a ficha de inscrição que está disponível para download e proceder ao pagamento do curso por transferência bancária (IBAN: PT50.0033.0000.01980175003.21). Deverá depois enviar a ficha de inscrição e o comprovativo de pagamento para acosta@zoo.pt

No caso de cancelamento a formação será reembolsada, assim como, se houver alteração de data.

As desistências deverão ser comunicadas até 10 dias úteis antes do início da formação, situação que permitirá o reembolso da inscrição. No caso de desistência posterior só haverá lugar a reembolso em situações devidamente justificadas, existindo a possibilidade de indicar um substituto. Será emitida fatura das quantias pagas pelos formandos assim como declarações de presença, sempre que solicitado.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: storytelling , estrategias , de , comunicacao , na , educacao , ambiental , zoo , jardim , zoologico
DESCRIPTION: A acao de formacao Storytelling - Estrategias de Comunicacao na Educacao Ambiental faz parte do plano de formacao acreditada para professores do Jardim Zoologico, em parceria com o Instituto de Educacao da Universidade de Lisboa.