"Educação Ambiental pela Arte"
A ação de formação “Educação Ambiental pela Arte” faz parte do plano de formação acreditada para professores do Jardim Zoológico, em parceria com a APECV - Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.

Enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados pela ONU entre 2015 e 2030, onde, no objetivo 15, explicita a necessidade de "proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade."

Enquadra-se ainda na Estratégia Nacional de Educação Ambiental estabelecida para o período entre 2017 e 2020 e ainda na Estratégia Nacional para a Cidadania onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a conservação do ambiente. Uma educação que aposta no desenvolvimento de uma população consciente e informada sobre as atuais dificuldades e potencialidades no que se refere à conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Pretende-se, com esta formação, dotar os formandos com estratégias chave para incentivar os educadores e professores a utilizarem métodos de trabalho que permitam o conhecimento de obras de arte contemporânea ligadas à às questões ambientais, explorar técnicas e métodos que possibilitem a criação artística como processo de aprendizagem transversal a diferentes disciplinas e não exclusivamente das artes, motivar os educadores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa com foco nas questões de cidadania ativa ligada à sustentabilidade e ainda dotar os educadores e professores de ferramentas que possam utilizar na sala de aula com vista à promoção de uma consciência crítica e ativa nos alunos no que respeita às questões ambientais, tendo em conta que a Educação Ambiental pela Arte é transversal a todas as áreas do conhecimento.

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-101070/18 – horas acreditadas – 12 horas – 0,5 créditos

Datas
1ª edição: 23 de fevereiro e 2 de março
2ª edição: 8 e 15 de junho
Inscreva-se! Preencha o formulário online
1ª edição: 23 de fevereiro e 2 de março
2ª edição: 8 e 15 de junho
Dia 17 das 10h às 18h e dia 24 das 10h às 14h
12 horas – 0,5 créditos

Sessões teóricas: conteúdos do foro da educação ambiental e da arte contemporânea vocacionada para questões ambientais; Sessões práticas de trabalho individual: uma criação artística, utilizando técnicas variadas de expressão plástica, na qual cada formando realizará o seu trabalho individual de experimentação com objetos reciclados e reutilizados; Sessões teórico-práticas em grupos de trabalho; 

A formação implementa-se presencialmente durante dois sábados das 10h às 17h30
Educadores de Infância e Professores dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
- Introdução à Educação Ambiental: conservação da biodiversidade, valorização da vida animal, transformação progressiva de valores, atitudes e comportamentos, consumo sustentável, água, energia, alterações climáticas.
- Relação entre a arte contemporânea e as problemáticas ambientais, através da abordagem às técnicas e processos de vários artistas que abordam temáticas ambientais, como a proteção da biodiversidade, os ecossistemas, o desperdício de água ou a proliferação do lixo por força da atividade humana.
- Criação de um objeto artístico utilizando diferentes técnicas e ferramentas recicladas e reutilizadas.
- Metodologias de criação artística como processos transversais de aprendizagem, descoberta, questionamento e partilha.
- Apresentação de resultados.
- Utilizar métodos de trabalho que permitam o conhecimento de obras de arte contemporânea ligadas às questões ambientais.
- Explorar técnicas e métodos que possibilitem a criação artística como processo de aprendizagem transversal a diferentes disciplinas e não exclusivamente das artes.
- Motivar para a  condução de processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, através de uma participação colaborativa com foco nas questões de cidadania ativa ligada à sustentabilidade.
- Utilizar ferramentas com vista à promoção de uma consciência crítica e ativa nos alunos no que respeita às questões ambientais.
0,5 (12 horas)
Registo de acreditação:  CCPFC/ACC-101070/18
Marta Ornelas é Doutorada em Educação Artística pela Universidade de Barcelona. Mestre em Museologia e Património pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Professora no ensino básico, secundário e superior. Formadora de professores. Dinamizadora de workshops artísticos em escolas. Profissionalizada em serviço docente pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Investigadora em Educação Artística.
Inscrição: 60 € (35 € para sócios da APECV) - aceda ao formulário de inscrição aqui.
Através da Arte Central
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: educacao , ambiental , pela , arte , zoo , jardim , zoologico
DESCRIPTION: A acao de formacao “Educacao Ambiental pela Arte” faz parte do plano de formacao acreditada para professores do Jardim Zoologico, em parceria com a APECV - Associacao de Professores de Expressao e Comunicacao Visual.