"Biodiversidade - Educar para Conservar"
A ação de formação Biodiversidade - Educar para Conservar faz parte do plano de formação acreditada para professores do Jardim Zoológico, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fixados pela ONU entre 2015 e 2030, onde, o objetivo 15 explicita a necessidade de "proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade."

Enquadra-se ainda na Estratégia Nacional de Educação Ambiental estabelecida para o período entre 2017 e 2020, onde há o reconhecimento da importância da educação como estratégia para a conservação do ambiente. Uma educação que aposta no desenvolvimento de uma população consciente e informada sobre as atuais dificuldades e potencialidades no que se refere à conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Com esta formação pretende-se que os formandos:

- Aprofundem conhecimentos no âmbito da temática da biodiversidade para que possam promover uma melhor aprendizagem dos alunos no Ensino das Ciências nos Ensinos Básico e Secundário
- Reflitam sobre o impacto das ações do ser humano no planeta
- Compreendam os princípios da conservação da Natureza e o papel que os zoológicos desempenham
- Sensibilizem-se sobre a importância da educação ambiental para a conservação da biodiversidade
- Apliquem / disseminem nos seus contextos de trabalho os princípios da educação ambiental

"Biodiversidade – Educar para Conservar"
N.º de Registo: CCPFC/ACC-92385/17 – horas acreditadas – 20 horas – 0,8 créditos

Datas:
1ª edição: 10, 17 e 24 de novembro 2018
2ª edição: 9, 16 e 23 de fevereiro 2019
Inscreva-se! Preencha a ficha de inscrição
1ª edição: 10, 17 e 24 de novembro 2018
2ª edição: 9, 16 e 23 de fevereiro 2019
20 horas presenciais

Esta ação de formação é implementada em regime presencial (20h) e caracteriza-se por uma abordagem teórico-prática. Privilegiando uma atitude participativa e colaborativa, as sessões são orientadas pela dinâmica de trabalho em pequenos grupos de formandos e posteriormente articulado a debates entre todo o grupo. Esta estratégia é intercalada com role-play e jogos didáticos no âmbito da biodiversidade.

A formação implementa-se durante 3 sábados das 9h30 às 18h.
Sábado: das 9h30 às 18h00
Professores do ensino básico e secundário (todos os grupos)
- Enquadramento
- Perspetivas Ambientais
- Ecossistemas: Diversidade, Ameaças e Serviços
- Flora e Fauna: Abordagem prática
- Biocriatividade: Criatividade nas boas práticas ambientais
- Aprofundar conhecimentos no âmbito da temática da biodiversidade para promover uma melhor aprendizagem dos alunos no Ensino das Ciências nos Ensinos Básico e Secundário
- Refletir sobre o impacto das ações do ser humano no planeta
- Compreender os princípios da conservação da Natureza e o papel que os zoológicos desempenham
- Sensibilizar sobre a importância da educação ambiental para a conservação da biodiversidade
- Aplicar / disseminar nos seus contextos de trabalho os princípios da educação ambiental
Ticiana Tréz
120€
Para efetuar a sua inscrição deve preencher a ficha de inscrição que está disponível para download e proceder ao pagamento do curso por transferência bancária (IBAN: PT50.0033.0000.01980175003.21). Deverá depois enviar a ficha de inscrição e o comprovativo de pagamento para acosta@zoo.pt

No caso de cancelamento a formação será reembolsada, assim como, se houver alteração de data.

As desistências deverão ser comunicadas até 10 dias úteis antes do início da formação, situação que permitirá o reembolso da inscrição. No caso de desistência posterior só haverá lugar a reembolso em situações devidamente justificadas, existindo a possibilidade de indicar um substituto. Será emitida fatura das quantias pagas pelos formandos assim como declarações de presença, sempre que solicitado.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: biodiversidade , educar , para , conservar , zoo , jardim , zoologico
DESCRIPTION: A acao de formacao Biodiversidade - Educar para Conservar faz parte do plano de formacao acreditada para professores do Jardim Zoologico, em parceria com o Instituto de Educacao da Universidade de Lisboa.