Oficina na rota de Darwin – Programa Online
Conteúdo
Este programa consiste numa sessão online, dinamizada por um educador zoológico, durante a qual fará uma visita virtual pelo Jardim Zoológico em torno da temática da evolução e sistemática. Durante o percurso são abordados vários temas, entre eles, as teorias origem da vida no planeta, as teorias da evolução (lamarckismo e darwinismo), evolução convergente e divergente, sistemas de classificação biológica, as ameaças que a biodiversidade enfrenta na atualidade, as medidas que podemos adotar para contribuir para a sustentabilidade do planeta e o papel da conservação no bem-estar de todas as espécies. Como material de apoio, esta sessão conta com um computador e um dispositivo wireless para ligação à internet.


Download Plano de Sessão
Idades: Secundário (10º a 12º ano)
Horários: 10h30, 12h15, 14h e 16h
Duração: 30 minutos
Número de alunos: Sem número limite de participantes por educador (possibilidade de fazer várias turmas ao mesmo tempo)
Resumo do programa
Para dar início ao programa, o educador recebe o grupo na plataforma online, procedendo de imediato a uma breve apresentação, abordando de forma sucinta as missões do Jardim Zoológico e as regras da visita virtual. Segue-se um percurso interativo e dinâmico durante o qual são efetuadas paragens em algumas espécies (animais e plantas) para explicações mais aprofundadas onde são abordadas as suas principais características, quais as ameaças que enfrentam e que comportamentos sustentáveis devem ser adotados para a sua proteção. Em todo o percurso, as exposições por parte do educador, são sempre efetuadas tendo em conta o contexto evolutivo de casa espécie e de acordo com as metas curriculares da biologia e geologia do ensino secundário.
O programa termina com uma simples dinâmica de consolidação das aprendizagens adquiridas.
Para inscrever o seu grupo, por favor preencha o seguinte formulário:

MARCAÇÕES

Informações
Tel: 212 232 960
E-mail: pedagogico@zoo.pt
Objetivos de aprendizagem
- Definir o conceito de evolução
- Definir a importância dos nomes científicos e da importância dos sistemas de classificação
- Reconhecer a existência de várias teorias para a origem e evolução da vida na terra
- Identificar as 2 principais teorias evolucionistas (lamarckismo e darwinismo)
- Apresentar exemplos de estruturas que tiveram evolução convergente
- Apresentar exemplos de estruturas que tiveram evolução divergente
- Identificar 3 ameaças que afetam a biodiversidade
- Indicar 2 contribuições que cada cidadão pode fazer para a proteção dos ecossistemas
- Reconhecer a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas para a sustentabilidade da vida no planeta Terra 

Ligações ao Currículo escolar
- Metas curriculares – Biologia e Geologia
Domínio: Biodiversidade
Domínio: Evolução
Domínio: Sistemática dos seres vivos 
 
Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Tema – Sustentabilidade ética e cidadania – subtemas: A - pilares da sustentabilidade; C - ética e cidadania
Tema – Produção e consumo sustentáveis – subtemas: A – Resíduos; C – Rotulagem (bens e serviços)
Tema - Biodiversidade – subtemas: A – A importância da Biodiversidade; B – Biodiversidade enquanto recurso; C – Principais ameaças à Biodiversidade; D – Estratégia para a conservação da biodiversidade
Tema - Água – subtemas: A – Importância da água para a vida na Terra; B – Problemáticas ambientais associadas à água doce 
 
 
Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania

Áreas de competências:

Bem-estar, saúde e ambiente
Saber científico, técnico e tecnológico
Pensamento crítico e pensamento criativo
Informação e comunicação
Raciocínio e resolução de problemas

Valores:
Cidadania e participação
Excelência e exigência
Curiosidade, reflexão e inovação 
 
Áreas de competências do perfil dos alunos (acpa)
- Bem-estar, saúde e ambiente
- Pensamento crítico e criativo
- Saber científico, técnico e tecnológico
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: oficina , na , rota , de , darwin , programa , online ,
DESCRIPTION: Ao longo do programa são abordadas a as teorias origem da vida no planeta, as teorias da evolução (lamarckismo e darwinismo), evolução convergente e divergente, sistemas de classificação biológica, etc.