Oficina na rota de Darwin
Conteúdo
Este é um programa conduzido por um educador zoológico que de forma interativa orienta os alunos pelo Jardim Zoológico enquanto são abordadas questões relativas à biodiversidade e evolução. 

Ao longo do programa são abordadas a as teorias origem da vida no planeta, as teorias da evolução (lamarckismo e darwinismo), evolução convergente e divergente, sistemas de classificação biológica, as ameaças que biodiversidade enfrenta na atualidade, as medidas que podemos tomar enquanto cidadãos para contribuir para a sustentabilidade e o papel da conservação no bem-estar de todas as espécies. Esta sessão inclui alguns dos nossos materiais zoológicos.

Download Plano de Sessão
Idades: Secundário (10º a 12º ano)
Horários: 10h30, 12h15, 14h e 16h
Duração: 90 minutos
Número de alunos: 30 alunos por educador (possibilidade de fazer várias turmas ao mesmo tempo)
Resumo do programa
No início do programa aborda-se as missões do Jardim Zoológico, regras, principais ameaças de extinção à biodiversidade e uma introdução à evolução e seus processos. Segue-se um percurso interpretativo por espécies (animais e plantas), com recurso ao discurso interrogativo onde se aborda as suas diferentes características, as suas ameaças e comportamentos sustentáveis para a sua proteção, fazendo a ligação com os conteúdos curriculares do secundário. Em todo o percurso as explicações são feitas sempre tendo em conta o contexto evolutivo de casa espécie e de acordo com as metas curriculares da biologia e geologia do ensino secundário.

O discurso é complementado por alguns materiais zoológicos de forma a aprofundar os conhecimentos dos alunos de forma mais interativa. Todo programa é orientado para ser uma potenciar a aquisição dos alunos sobre a temática da evolução e sistemática. O programa tem várias atividades para dinamizar a transmissão de conhecimentos e termina com uma atividade final de consolidação das aprendizagens que tiveram durante o percurso pelo Jardim Zoológico. Nesta fase final também são abordadas as questões relacionadas com o dever cidadão de todos contribuirmos para a sustentabilidade e conservação da biodiversidade.
Para inscrever o seu grupo, por favor preencha o seguinte formulário:

MARCAÇÕES

Informações
Tel: 212 232 960
E-mail: pedagogico@zoo.pt
Objetivos de aprendizagem
- Definir o conceito de evolução;
- Definir a importância dos nomes científicos e da importância dos sistemas de classificação;
- Reconhecer a existência de várias teorias para a origem e evolução da vida na terra;
- Identificar as 2 principais teorias evolucionistas (Lamarckismo e darwinismo);
- Apresentar exemplos de estruturas que tiveram evolução convergente;
- Apresentar exemplos de estruturas que tiveram evolução divergente;
- Identificar 3 ameaças que afetam a biodiversidade;
- Indicar 2 contribuições que cada cidadão pode fazer para a proteção dos ecossistemas;
- Reconhecer a importância do equilíbrio dinâmico dos ecossistemas para a sustentabilidade da vida no planeta Terra. 

Ligações ao Currículo escolar
- Metas curriculares – Biologia e Geologia 
Domínio: Biodiversidade
Domínio: Evolução
Domínio: Sistemática dos seres vivos

Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Tema – Sustentabilidade ética e cidadania – subtemas: A - pilares da sustentabilidade; C - ética e cidadania;
Tema – Produção e consumo sustentáveis – subtemas: A – Resíduos; C – Rotulagem (bens e serviços)
Tema -Biodiversidade – subtemas: A – A importância da Biodiversidade; B – Biodiversidade enquanto recurso; C – Principais ameaças à Biodiversidade; D – Estratégia para a conservação da biodiversidade
Tema - Água – subtemas: A – Importância da água para a vida na Terra; B – Problemáticas ambientais associadas à água doc

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
Áreas de competências:
Bem-estar, saúde e ambiente;
Saber científico, técnico e tecnológico;
Pensamento crítico e pensamento criativo;
Informação e comunicação;
Raciocínio e resolução de problemas.

Valores: 
Cidadania e participação;
Excelência e exigência;
Curiosidade, reflexão e inovação


Áreas de competências do perfil dos alunos (acpa) 
Bem-estar, saúde e ambiente
Pensamento crítico e criativo
Saber científico, técnico e tecnológico
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: oficina , na , rota , de , darwin ,
DESCRIPTION: Este é um programa conduzido por um educador zoológico que de forma interativa orienta os alunos pelo Jardim Zoológico enquanto são abordadas questões relativas à biodiversidade e evolução.