Objetivos de aprendizagem
- Enunciar os 5 sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar);
- Identificar características dos diferentes grupos de animais (mamíferos, répteis, aves);
- Identificar as ameaças que os animais enfrentam na natureza;
- Definir como podemos contribuir para a conservação da natureza.
Orientações curriculares
- Apropriar-se do processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las.
Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Tema – Sustentabilidade Ética e Cidadania
A - Pilares da Sustentabilidade;
B - Ética e Cidadania.
Tema – Produção e consumo sustentáveis
A – Resíduos;
C – Rotulagem (bens e serviços).
Tema -Biodiversidade
A – A importância da Biodiversidade;
B – Biodiversidade enquanto recurso;
C – Principais ameaças à Biodiversidade;
D – Estratégia para a conservação da biodiversidade.
Tema - Água
A – Importância da água para a vida na Terra;
B – Problemáticas ambientais associadas à água doce.
Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
Áreas de competências:
Bem-estar, saúde e ambiente;
Saber científico, técnico e tecnológico;
Pensamento crítico e pensamento criativo;
Informação e comunicação;
Raciocínio e resolução de problemas;
Valores:
Cidadania e participação;
Excelência e exigência;
Curiosidade, reflexão e inovação