Oficina dos Sentidos
Conteúdo
Este é um programa conduzido por um educador zoológico que de forma interativa orientando os alunos à descoberta do mundo natural. Neste programa, a aprendizagem centra-se nos 5 sentidos, que serão usados para a transmissão dos
conceitos do programa. Ao longo do percurso são introduzidas as características de alguns animais e plantas, as ameaças à natureza e também as boas ações que podemos fazer para as proteger. Esta sessão inclui alguns dos nossos materiais
zoológicos como penas, escamas e pelos.

Download Plano de Sessão 
Idades: Ensino Pré-escolar (3 a 5 anos)
Horários: 10h30, 12h15, 14h e 16h
Duração: 90 minutos
Número de alunos: Grupo no máximo de 25 crianças e respetivas educadoras de
infância e auxiliares de educação.
Resumo do programa
Na introdução ao programa são abordadas as missões do Jardim Zoológico, regras e as ameaças de extinção. Segue-se um percurso interativo e dinâmico por espécies ameaçadas, com recurso ao discurso interrogativo onde se aborda as diferentes características dos animais, as suas ameaças e comportamentos sustentáveis para a sua proteção, fazendo a ligação com os conteúdos curriculares do 1º ciclo. Como este programa é uma oficina ao longo do tempo serão feitas algumas atividades com os alunos para se consolidar conhecimento relacionado com os 5 sentidos.  O discurso e as atividades são complementados por alguns materiais zoológicos de forma a aprofundar os conhecimentos dos alunos de forma mais interativa. Todo programa é orientado para ser uma experiência sensorial e imersiva, onde os alunos são desafiados a “sentir” o Jardim, através dos seus sons únicos, cheiros intensos e vivas cores. 

O programa termina com um jogo de consolidação das aprendizagens que tiveram durante o percurso pelo Jardim Zoológico, sobre a forma de um jogo fazendo a ligação com as atividades que foram sendo feitas ao longo do caminho.
Para inscrever o seu grupo, por favor preencha o seguinte formulário:

MARCAÇÕES

Informações
Tel: 212 232 960
E-mail: pedagogico@zoo.pt
Objetivos de aprendizagem
- Enunciar os 5 sentidos (visão, olfato, tato, audição e paladar);
- Identificar características dos diferentes grupos de animais (mamíferos, répteis, aves);
- Identificar as ameaças que os animais enfrentam na natureza;
- Definir como podemos contribuir para a conservação da natureza.
 
Orientações curriculares
- Apropriar-se do processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las.

Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Tema – Sustentabilidade Ética e Cidadania
A - Pilares da Sustentabilidade;
B - Ética e Cidadania.

Tema – Produção e consumo sustentáveis 
 A – Resíduos;
 C – Rotulagem (bens e serviços).

Tema -Biodiversidade 
A – A importância da Biodiversidade; 
B – Biodiversidade enquanto recurso;
C – Principais ameaças à Biodiversidade; 
D – Estratégia para a conservação da biodiversidade.

Tema - Água 
 A – Importância da água para a vida na Terra;
 B – Problemáticas ambientais associadas à água doce.

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
Áreas de competências:
Bem-estar, saúde e ambiente;
Saber científico, técnico e tecnológico;
Pensamento crítico e pensamento criativo;
Informação e comunicação;
Raciocínio e resolução de problemas;

Valores: 
Cidadania e participação;
Excelência e exigência;
Curiosidade, reflexão e inovação
 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: oficina , dos , sentidos ,
DESCRIPTION: Neste programa, a aprendizagem centra-se nos 5 sentidos, que serão usados para a transmissão dos conceitos do programa.