No Mundo da Bicharada
Conteúdo
Este programa é dinamizado por um educador zoológico, que faz uma visita interpretativa pelo espaço do Jardim Zoológico. Durante o percurso são introduzidas as principais características de alguns animais e plantas, as ameaças que os mesmos
enfrentam e ainda são enumeradas um conjunto de boas práticas a serem adotadas pelos alunos para contribuírem para a conservação da Natureza. Para ajudar na construção do imaginário o educador usa um chapéu e um colete de Explorador, uma máquina fotográfica, álbum de fotografias e ainda se faz acompanhar de materiais zoológicos, como penas, escamas e pelos.


Download Plano de Sessão 
Idades: Ensino Pré-escolar (3 a 5 anos)
Horários: 10h30, 12h15, 14h00 e 16h00
Duração: 45 minutos
Número de alunos: Grupo no máximo de 25 crianças e respetivas educadoras de infância e auxiliares de educação.
Resumo do programa
No início do programa, o grupo é recebido por um educador, que se apresenta como Explorador da Natureza, e convida os alunos para o acompanharem num safari pelo Jardim Zoológico. Juntos partem numa aventura pelo mundo da diversidade de animal e vegetal. O educador orienta os alunos por um percurso interativo e dinâmico durante o qual são efetuadas paragens para explicações mais aprofundadas sobre os animais e plantas, abordando as suas principais características e comportamentos, as suas ameaças e fala ainda sobre comportamentos sustentáveis que os alunos devem adotar. 

Todos os conteúdos referidos são abordados com recurso ao discurso interrogativo, tirando partido das diversas vivências e experiências dos alunos. 

O programa termina com uma simples dinâmica de consolidação das aprendizagens adquiridas.
Para inscrever o seu grupo, por favor preencha o seguinte formulário:
 
MARCAÇÕES

Informações
Tel: 212 232 960
E-mail: pedagogico@zoo.pt
Objetivos de aprendizagem
- Informar e sensibilizar as crianças para a conservação das espécies;
- Promover o conhecimento e a descoberta da vida animal, do seu habitat e suas características;
- Fomentar a curiosidade e o prazer de aprender, estimulando a perceção sensorial;
- Estimular a criatividade e a imaginação.

Orientações curriculares
- Apropriar-se do processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las.

Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Tema – Sustentabilidade Ética e Cidadania:
A - Pilares da Sustentabilidade; 
B - Ética e Cidadania; 
C- Responsabilidade Intergeracional;

Tema –Biodiversidade
A – A importância da Biodiversidade; 
B – Biodiversidade enquanto recurso; 
C – Principais ameaças à Biodiversidade; 
D – Estratégia para a conservação da biodiversidade.

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
Áreas de competências:

Bem-estar, saúde e ambiente;
Saber científico, técnico e tecnológico;
Pensamento crítico e pensamento criativo;
Informação e comunicação;
Raciocínio e resolução de problemas;

Valores: 
Cidadania e participação;
Excelência e exigência;
Curiosidade, reflexão e inovação

 
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: no , mundo , da , bicharada ,
DESCRIPTION: Este programa é dinamizado por um educador zoológico, que faz uma visita interpretativa pelo espaço do Jardim Zoológico. Durante o percurso são introduzidas as principais características de alguns animais e plantas, as ameaças que os mesmos enfrentam e ai