Explorador da Natureza – Programa online
Conteúdo
Este programa consiste numa sessão online, dinamizada por um educador zoológico, durante a qual fará uma visita virtual pelo Jardim Zoológico. Durante o percurso são introduzidas as principais características de alguns animais e plantas, as ameaças que os mesmos enfrentam e ainda são enumeradas um conjunto de boas práticas a serem adotadas pelos alunos para contribuírem para a conservação da Natureza. Como material de apoio, esta sessão conta com um chapéu e um colete de Explorador, um computador e um dispositivo wireless para ligação à internet.


Download Plano de Sessão
Idades: Ensino Pré-escolar (3 a 5 anos)
Horários: 10h30, 12h15, 14h00 e 16h00
Duração: 30 minutos
Número de alunos: Sem número limite de participantes por educador (possibilidade de fazer várias turmas ao mesmo tempo)
Resumo do programa
Para dar início ao programa, o grupo é recebido na plataforma online, seguindo-se a apresentação do educador, que neste caso, entra na personagem de um Explorador da Natureza, que convida os alunos para um safari pelo Jardim Zoológico, para que juntos descubram a diversidade de animais que lá habitam. Para tal, orienta os alunos por um percurso interativo e dinâmico durante o qual são efetuadas paragens para explicações mais aprofundadas sobre alguns animais e plantas, abordando as suas principais características e comportamentos, as suas ameaças e os comportamentos sustentáveis que os alunos devem adotar. 

Todos os conteúdos aqui referidos são abordados com recurso ao discurso interrogativo, tirando partido das diversas vivências e experiências dos alunos. Apesar de os alunos não se encontrarem fisicamente no Jardim Zoológico, é incentivada a sua participação ao longo da sessão.

O programa termina com uma simples dinâmica de consolidação das aprendizagens adquiridas.
Para inscrever o seu grupo, por favor preencha o seguinte formulário:

MARCAÇÕES

Informações
Tel: 212 232 960
E-mail: pedagogico@zoo.pt
Objetivos de aprendizagem
- Informar e sensibilizar as crianças para a conservação das espécies;
- Promover o conhecimento e a descoberta da vida animal, do seu habitat e suas características;
- Fomentar a curiosidade e o prazer de aprender, estimulando a perceção sensorial;  
- Estimular a criatividade e a imaginação.

Ligações ao Currículo escolar
- Apropriar-se do processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las.

Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
A - Pilares da Sustentabilidade;
B - Ética e Cidadania;
C- Responsabilidade Intergeracional;

Tema –Biodiversidade:
A – A importância da Biodiversidade;
B – Biodiversidade enquanto recurso;
C – Principais ameaças à Biodiversidade;
D – Estratégia para a conservação da biodiversidade.

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
Áreas de competências:
Bem-estar, saúde e ambiente;
Saber científico, técnico e tecnológico;
Pensamento crítico e pensamento criativo;
Informação e comunicação;
Raciocínio e resolução de problemas;

Valores: 
Cidadania e participação;
Excelência e exigência;
Curiosidade, reflexão e inovação
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: explorador , da , natureza , programa , online ,
DESCRIPTION: Durante o percurso são introduzidas as principais características de alguns animais e plantas, as ameaças.