Ao Ritmo da Batuta
Conteúdo
Este programa consiste numa sessão dinamizada por um educador zoológico, durante a qual fará uma visita pelo Jardim Zoológico. Durante o percurso são introduzidas as principais características de alguns animais, os sons que os animais fazem, os habitats onde vivem e ainda dos diferentes tipos locomoção. Como material de apoio, o educador leva um livro de imagens dos habitats e as imagens dos animais do programa. O educador veste a personagem de um Maestro grilo (casaco verde, laço, antenas e batuta).


Download Plano de Sessão
Idades: Ensino Pré-escolar (3 a 5 anos)
Horários: 10h30, 12h15, 14h00 e 16h00
Duração: 45 minutos
Número de alunos: Grupo no máximo de 25 crianças e respetivas educadoras de
infância e auxiliares de educação.
Resumo do programa
Para dar início ao programa, o grupo é recebido pelo educador, segue-se a apresentação do mesmo, que neste caso, entra na personagem de maestro Grilo, que convida os alunos a participar na sua orquestra, para que juntos descubram a
diversidade de animais que habitam no Jardim Zoológico. Para tal, orienta os alunos por um percurso interativo e dinâmico onde começa uma verdadeira sinfonia de pistas cantadas, e pelo caminho são efetuadas paragens para aprofundar conhecimentos sobre os animais, abordando as suas principais características e comportamentos, habitas e locomoção.

Neste programa para além de se trabalhar o conhecimento científico, é ainda estimulada a criatividade dos alunos, através do canto e da dança.

O programa termina com uma simples dinâmica de consolidação das aprendizagens adquiridas.

Todos os conteúdos referidos, são abordados com recurso ao discurso interrogativo,tirando partido das diversas vivências e experiências dos alunos.
Para inscrever o seu grupo, por favor preencha o seguinte formulário:

MARCAÇÕES

Informações
Tel: 212 232 960
E-mail: pedagogico@zoo.pt
Objetivos de aprendizagem
- Informar e sensibilizar as crianças para a conservação das espécies;
- Promover o conhecimento e a descoberta da vida animal e do seu habitat;
- Fomentar a curiosidade e o prazer de aprender, estimulando a perceção sensorial;
- Sensibilizar as crianças para a problemática da conservação da biodiversidade, através do contacto com os animais e os seus habitats;
- Estimular a criatividade e a imaginação.

Orientações curriculares
- Apropriar-se do processo de desenvolvimento da metodologia científica nas suas diferentes etapas: questionar, colocar hipóteses, prever como encontrar respostas, experimentar e recolher informação, organizar e analisar a informação para chegar a conclusões e comunicá-las.

Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Tema – Sustentabilidade Ética e Cidadania:
A - Pilares da Sustentabilidade;
B - Ética e Cidadania;
C- Responsabilidade Intergeracional;
Tema –Biodiversidade:
A – A importância da Biodiversidade;
B – Biodiversidade enquanto recurso;
C – Principais ameaças à Biodiversidade;
D – Estratégia para a conservação da biodiversidade.

Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
Áreas de competências:
Bem-estar, saúde e ambiente; científico, técnico e tecnológico;
Pensamento crítico e pensamento criativo;
Informação e comunicação;
Raciocínio e resolução de problemas-

Valores: 
Cidadania e participação;
Excelência e exigência;
Curiosidade, reflexão e inovação.
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: ao , ritmo , da , batuta ,
DESCRIPTION: Este programa consiste numa sessão dinamizada por um educador zoológico, durante a qual fará uma visita pelo Jardim Zoológico. Durante o percurso são introduzidas as principais características de alguns animais, os sons que os animais fazem, os habitats.