Concurso Nacional Escolas
Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Todos fazemos a diferença. Vamos pôr um travão ao Tráfico Ilegal.

Uma das principais ameaças à biodiversidade, por evidente ação humana, é o comércio ilegal de espécies. Esta atividade criminosa ocupa atualmente a segunda posição na lista das principais ameaças às espécies, apenas sendo ultrapassada pela destruição dos habitats. Estima-se que esta prática movimente mil milhões de dólares anualmente, estando equiparada ao tráfico de droga e armas.

A continuidade e intensificação deste comércio ilegal conduz à extinção direta da fauna e flora da Terra.
É TEMPO DE AGIR! JUNTOS, PODEMOS FAZER A DIFERENÇA!

O comércio ilegal de espécies é já uma crise internacional que requer uma abordagem holística para a sua resolução. Em defesa da biodiversidade, é necessário cada um de nós divulgar e agir localmente, para que haja impacto a nível global.
A Terra é um ecossistema extraordinariamente complexo onde tudo se encontra interligado numa complexa rede de relações ecológicas. Desde as profundezas do oceano até às mais altas montanhas, habitam milhões de espécies nos mais variados biomas. Cada organismo desempenha um papel específico e interage com outros e com o meio onde se insere de uma forma que possibilita o equilíbrio frágil da vida no nosso planeta. No entanto, a ação do homem, que está inserido no ecossistema terrestre, tem desencadeado uma série de consequências devastadoras sobre esse sistema tão intricado. A sustentabilidade do Planeta está em risco! 

Uma das principais ameaças à biodiversidade, por evidente ação humana, é o comércio ilegal de espécies. Esta atividade criminosa ocupa atualmente a segunda posição na lista das principais ameaças às espécies,apenas sendo ultrapassada pela destruição dos habitats. Estima-se que esta prática movimente mil milhões de dólares anualmente, estando equiparada ao tráfico de droga e armas.

Este comércio clandestino, envolve a captura, transporte e venda ilegal de animais selvagens, plantas e seus derivados, pois também pode basear-se em ovos (de aves ou de répteis) ou em partes de animais (como dentes, chifres ou peles). As espécies envolvidas no tráfico variam consoante a época e as tendências do mercado comprador. 

Para combater esta ameaça e contribuir para a conservação da biodiversidade é necessário um combate ativo e com um plano de abordagem unificado, pois somente através de esforços coordenados e cooperação internacional podemos esperar reduzir e, eventualmente, eliminar essa ameaça séria à vida selvagem e aos ecossistemas em todo o mundo. 

É TEMPO DE AGIR! JUNTOS, PODEMOS FAZER A DIFERENÇA!

O comércio ilegal de espécies é já uma crise internacional que requer uma abordagem holística para a sua resolução. É importante conscientizar a população sobre os riscos associados, reforçar o quadro político e jurídico, fortalecer a parceria e comunicação entre os países de origem e de consumo e apoiar as comunidades locais que são afetadas. Em defesa da biodiversidade, é necessário cada um de nós divulgar e agir localmente, para que haja impacto a nível global.

É neste contexto que o Jardim Zoológico, em parceria com a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) – através do programa Eco-escolas, e a Direção Geral de Educação (DGE), lança o concurso nacional para escolas “Operação “Sem Fonteiras” – Comércio ilegal uma via para a extinção”. Dirigido a alunos da educação pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e profissional, o concurso pretende promover a conservação de espécies ameaças pelo comércio ilegal, sensibilizando as comunidades locais para esta ameaça. Pretende-se que esta temática seja desenvolvida em diversas disciplinas, de uma forma transdisciplinar em atividades letivas e não letivas, envolvendo as crianças e jovens através de trabalho de projeto e outras metodologias ativas.

O Tema a trabalhar pretende estimular as crianças e jovens para uma consciência ecológica e de respeito pelo Ambiente, trabalho de equipa e interdisciplinar, incluindo a componente da Cidadania e Desenvolvimento.

Informações e Inscrições via Plataforma da Eco-Escolas 

E-mail: pedagogico@zoo.pt
Projeto em parceria com: 
              
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: cn , escolas , concurso , nacioanal , zoo , jardim , zoologico
DESCRIPTION: Leve os seus alunos a conhecer e entender a influencia do oceano em nos e nossa influencia no oceano e fundamental para viver e agir de forma sustentavel. A acao comeca em terra.