A conservação de Madagáscar passa pela sensibilização dos habitantes locais e dos turistas para a importância da preservação da natureza. Para tal, a Antogil Conservation desenvolve com frequência iniciativas junto da população:
- promoção de atividades educativas para crianças
- organização do festival do lémur
- transmissão de rádio e realização de concursos sobre a natureza
- dinamização de atividades e debates para sensibilização
- formação e suporte de clubes do ambiente de forma a envolver os mais novos na proteção da natureza
- realização de visitas guiadas à floresta de Farankaraina
Para além da sensibilização há uma tentativa de fomentar melhorias na vida das populações locais e promover atividades económicas sustentáveis:
Gerir a floresta de Farankaraina a longo prazo
São realizadas frequentes patrulhas e há um contacto regular com as vilas vizinhas. As patrulhas ajudam a identificar e desmantelar potenciais ações ilegais e perceber o estado da floresta.
Proteger a biodiversidade
A floresta de Farankaraina é o habitat de espécies animais e vegetais únicas. A reintrodução de animais através de translocação ou provenientes de zoos europeus é um dos projetos em prática para aumentar os indivíduos em habitat natural e promover a criação de uma população estável e geneticamente saudável.
Apoiar os habitantes locais
1. Através da criação de microempresas eficientes que ofereçam aos habitantes locais atividades profissionais sustentáveis.
2. Através da criação de viveiros. As plantas aqui cultivadas são usadas na reflorestação das áreas danificadas da floresta de Farankaraina e ainda para fornecer recursos aos habitantes locais (madeira, alimento e plantas medicinais) e gerar receita com as vendas.
3. Através da criação de micro-barragens que canalizam a água para os campos de arroz, levando a que os campos produzam mais rendimentos, deste modo, os aldeões cultivem a terra por mais tempo, em vez de queimar novas seções da floresta.
4. Melhoria das condições de saúde.
Melhorar a floresta através do ecoturismo
Os turistas são convidados a descobrir a floresta de Farankaraina através de uma visita guiada. A taxa cobrada é direcionada para a conservação da floresta e a criação de empregos nas aldeias vizinhas.