O Jardim Zoológico contribui desde 2017 para a recuperação do Pinguim-do-cabo (Spheniscus demersus), apoiando a SANCCOB, a Fundação para a Conservação das Aves Costeiras da África do Sul. Uma parceria que foi renovada, em 2018, auxiliando na construção do Sea Bird Hospital, que permitirá a reabilitação de um maior número de animais. O contributo anual do Jardim Zoológico posiciona-o na categoria Bronze de financiamento a este projeto de conservação.
O derrame acidental de petróleo nos oceanos é um grave problema, nalguns locais. Mas na África do Sul, de onde é originário o Pinguim-do-cabo, tem sido uma realidade frequente.
Esta organização sem fins lucrativos pretende reverter o declínio das populações de aves marinhas doentes, feridas, abandonadas ou afetadas por derrames de petróleo, através do seu resgate, reabilitação e libertação.
Anualmente, a SANCCOB, reabilita 600-900 ovos e crias que são posteriormente reintroduzidas. O Pinguim-do-cabo é uma espécie reconhecida, desde 2010, pela IUCN como Em Perigo.