Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Tartaruga-leopardo-africana
Stigmochelys pardalis

A carapaça, de cor amarelada com manchas negras, deu origem ao nome comum da espécie. Os machos distinguem-se das fêmeas através do plastrão côncavo, provavelmente para facilitar a cópula, e cauda maior. Há registo de exemplares com carapaças de 70 cm e 36 kg de peso.

Hábitos

A dieta inclui uma grande variedade de plantas, como gramíneas, suculentas e ervas daninhas. Esta é uma espécie terrestre que, nas zonas mais frias da sua área de distribuição, pode ser vista a enterrar-se para hibernar.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Herbívora
Reprodução

Espécie monogâmica. Machos e fêmeas tendem a tornar-se mais agressivos na procura do parceiro. Durante o acasalamento, o macho emite uma vocalização característica. O ninho consiste num buraco em forma de frasco escavado no solo pela fêmea.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
5-30 ovos
Incubação
Zoo Imagem
8-15 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
5-6 anos
Conservação

Perda do habitat e comércio ilegal de animais exóticos são as duas principais ameaças à sua sobrevivência. A espécie está incluída no apêndice II da CITES. Está presente em várias reservas africanas e é respeitada pelas populações locais. Os guerreiros Masai têm o hábito de decorar a carapaça desta tartaruga com pigmentos de cor ocre.

Distribuição e Habitat

Savanas, bosques e zonas semi-áridas.

Zoo Imagem
 
Classe: Répteis
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 30-50 cm
Peso
Zoo Imagem
18 kg
Apadrinhar
Apadrinhe a Tartaruga-leopardo-africana
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: tartaruga , leopardo , africana ,
DESCRIPTION: Tartaruga-leopardo-africana. A carapaca, de cor amarelada com manchas negras, deu origem ao nome comum da especie. Os machos distinguem-se das femeas atraves do plastrao concavo, provavelmente para facilitar a copula, e cauda maior. Ha registo de exemplar