A carapaça, de cor amarelada com manchas negras, deu origem ao nome comum da espécie. Os machos distinguem-se das fêmeas através do plastrão côncavo, provavelmente para facilitar a cópula, e cauda maior. Há registo de exemplares com carapaças de 70 cm e 36 kg de peso.
A dieta inclui uma grande variedade de plantas, como gramÃneas, suculentas e ervas daninhas. Esta é uma espécie terrestre que, nas zonas mais frias da sua área de distribuição, pode ser vista a enterrar-se para hibernar.
Espécie monogâmica. Machos e fêmeas tendem a tornar-se mais agressivos na procura do parceiro. Durante o acasalamento, o macho emite uma vocalização caracterÃstica. O ninho consiste num buraco em forma de frasco escavado no solo pela fêmea.
Perda do habitat e comércio ilegal de animais exóticos são as duas principais ameaças à sua sobrevivência. A espécie está incluÃda no apêndice II da CITES. Está presente em várias reservas africanas e é respeitada pelas populações locais. Os guerreiros Masai têm o hábito de decorar a carapaça desta tartaruga com pigmentos de cor ocre.
Savanas, bosques e zonas semi-áridas.
Comprimento: 30-50 cm |
18 kg |