Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Tartaruga-espinhosa
Heosemys spinosa

 

As placas marginais da carapaça são muito pontiagudas nos juvenis. O plastrão é amarelado com um padrão estriado de cor castanha. A cabeça e a cauda são pequenas, e as patas compridas e cobertas por escamas. O macho tem a cauda mais comprida e mais grossa do que a fêmea.

 

Hábitos

 

Espécie semiaquática. Procura abrigo sob as folhas mortas no solo da floresta. Os juvenis são geralmente mais terrestres do que os adultos. Apesar de herbívora, sob cuidados humanos, pode ingerir invertebrados como minhocas e lesmas.

 

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Herbívora
Reprodução

 

O acasalamento é desencadeado pelo aumento da precipitação, correspondendo ao período entre dezembro e fevereiro, sob cuidados humanos. Cada fêmea deposita os seus ovos num buraco escavado no solo e pode realizar 3 posturas anuais. 

 

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
1-2 ovos
Incubação
Zoo Imagem
106 dias
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
Sem dados
Conservação

 

Esta espécie está muito ameaçada pela captura intensiva para consumo humano e para o comércio ilegal de espécies exóticas. A população também está em risco, pela fragmentação em pequenas populações. Pertence ao apêndice II da CITES*.

*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.

 

Distribuição e Habitat

Florestas tropicais, normalmente próximo de pequenos cursos de água.

Zoo Imagem
 
Classe: Répteis
Ordem: Chelonia
Família: Emydidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 17-22 cm
Peso
Zoo Imagem
1,5-2 kg
Apadrinhar
Apadrinhe a Tartaruga-espinhosa!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: tartaruga , espinhosa ,
DESCRIPTION: Tartaruga-espinhosa.   As placas marginais da carapaca sao muito pontiagudas nos juvenis. O plastrao e amarelado com um padrao estriado de cor castanha. A cabeca e a cauda sao pequenas, e as patas compridas e cobertas por escamas. O macho tem a cauda m