Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Tartaruga-do-egipto
Testudo kleinmanni

A cor da carapaça pode variar entre o marfim e o amarelo pálido. Cada escama é marginada por uma cor escura, castanho ou preto, que desvanece com a idade. O plastrão é amarelado, geralmente com marcações escuras em forma de “V”. O macho é mais pequeno do que a fêmea, sendo mais alongado e com a cauda mais longa.

 

Hábitos

 

É uma espécie terrestre. Usa antigas tocas de roedores ou escava abrigos para se refugiar das altas temperaturas do deserto, ou durante o período de estivação. Obtém quase toda a água de que necessita através da dieta.

 

Atividade
Zoo Imagem
Crepuscular
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Herbívora
Reprodução

 

No acasalamento, o macho emite uma vocalização alta. Cada fêmea pode fazer duas a três posturas por época reprodutiva, com 20 a 40 dias de intervalo. O ninho é escavado no solo arenoso.

 

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
1-7 ovos
Incubação
Zoo Imagem
70-119 dias
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
4-6 anos
Conservação

 

Está ameaçada pela perda do habitat para o desenvolvimento rural e industrial, e sobretudo pela captura para o comércio ilegal de aves exóticas. A espécie está protegida no Egito, onde está quase extinta. Pertence ao apêndice I da CITES*.


*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.

 

Distribuição e Habitat

 

Zonas áridas e semiáridas com vegetação esparsa.

 

Zoo Imagem
 
Classe: Répteis
Ordem: Chelonia
Família: Testudinidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 8-12 cm
Peso
Zoo Imagem
400 g
Zoo Imagem
100 g
Apadrinhar
Apadrinhe a Tartaruga-do-egipto!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: tartaruga , do , egipto ,
DESCRIPTION: Tartaruga-do-egipto.   A cor da carapaca pode variar entre o marfim e o amarelo palido. Cada escama e marginada por uma cor escura, castanho ou preto, que desvanece com a idade. O plastrao e amarelado, geralmente com marcacoes escuras em forma de “V”.