A carapaça é preta com marcas amarelas ou vermelhas, e relativamente achatada. A pele é preta com riscas amarelas. O plastrão é de cor alaranjada / avermelhada, simples ou com marcas escuras. A fêmea é maior do que o macho, e as garras são mais finas e direitas.
Passa muitas horas ao sol, a flutuar sobre pedaços de matéria vegetal. Nada com agilidade, mas em terra não é rápida. Alimenta-se quase exclusivamente de plantas aquáticas, embora os juvenis também possam ingerir insetos e crustáceos.
O macho executa um ritual de acasalamento em que cobre o focinho da fêmea com as patas. Cada fêmea pode fazer 3 a 6 posturas por ano. Chegando a originar 64 ovos num só ano.
A destruição de habitat e a captura para o comércio ilegal são ameaças a ter em consideração para a sobrevivência futura desta espécie.
Rios, lagos, charcos e outras zonas de água doce com vegetação densa.
![]() |
Comprimento: 30-37 cm |
![]() |
4 kg |