Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Pitão-reticulado
Python reticulatus

É das maiores serpentes que se conhece no Mundo. É detentora do recorde de comprimento no “Guinness Book of World Records”, com um exemplar com quase 11m de comprimento. O padrão de coloração que apresenta no dorso é semelhante a uma rede e dá o nome comum à espécie. A cabeça é, geralmente mais larga que o corpo. Apesar de não ser uma espécie venenosa, os seus dentes são afiados e voltados para trás. Tem fossetas termossensoriais, pequenos orifícios entre as escamas “labiais” que possuem membranas sensíveis ao calor, que lhe permitem detetar presas de “sangue quente” (animais endotérmicos), mesmo na escuridão.

Hábitos

Durante o dia refugia-se em fendas rochosas, troncos ocos de árvores ou buracos no solo. Desloca-se com facilidade tanto em meio arbóreo como aquático. Caça por emboscada e mata as presas por constrição (aperta-as até que morram por asfixia). Alimenta-se de pequenos mamíferos, em especial roedores, bem como aves e répteis.

Atividade
Zoo Imagem
Noturna
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Carnívora
Reprodução

A época de acasalamento decorre de setembro a março. Durante o período de incubação a fêmea não se alimenta. Enrola-se em torno dos ovos e, apesar de ser um animal ectotérmico consegue aumentar a temperatura de incubação através de contrações e distensões musculares que vai produzindo.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
40 a 45 ovos
Incubação
Zoo Imagem
70 a 105 dias
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
2 a 4 anos
Conservação

Não avaliado (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Apesar da espécie não estar ameaçada, a captura intensiva para o comércio ilegal de peles e de espécies exóticas, pode vir a ser determinante para a sua sobrevivência.

Distribuição e Habitat

Sudeste Asiático. Florestas tropicais húmidas, próximo de rios e lagos, por vezes perto de populações humanas, em terrenos cultivados.

Zoo Imagem
 
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 4 - 6 m
Peso
Zoo Imagem
Apadrinhar
Apadrinhe a Pitão-reticulado!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: pitao , reticulado ,
DESCRIPTION: Pitao-reticulado. Comprimento medio: 4-6 m. É das maiores serpentes que se conhece no Mundo. É detentora do recorde de comprimento no “Guinness Book of World Records”, com um exemplar com quase 11m de comprimento. O padrao de coloracao que apresenta no do