Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Pitão-real
Python regius

Tem uma dentição aglifa (dentes cónicos não- inoculadores de veneno). Possui fossetas termossensoriais (pequenos orifícios localizados entre as escamas “labiais” que possuem membranas sensíveis ao calor), graças às quais a serpente consegue detectar, em plena escuridão, a localização das suas presas.

Hábitos

Durante o dia refugia-se em fendas rochosas, troncos de árvores ocos ou buracos no solo. Esta espécie é excelente trepadora. Mata as presas por constrição (aperta-as até que morram por as­fixia). Quando ameaçada, enrola-se sobre si mesma formando uma bola no centro da qual protege a cabeça, é desta postura de defesa que resulta um dos nomes comuns por que é conhecida: "pitão-bola". Alimenta-se de pequenos mamíferos  (preferencialmente roedores) e aves.

Atividade
Zoo Imagem
Noturna
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Carnívora
Reprodução

Espécie ovípara. Época de acasalamento: De Dezembro a Janeiro. Postura: Cerca de 10 ovos depositados entre Fevereiro e Abril. Só se reproduz em intervalos de dois a três anos. Período de incubação: 2 meses. Geralmente, durante este período, a fêmea não se alimenta. Enrola-se em torno dos ovos e, apesar de ser um animal cuja manutenção da temperatura corporal depende de uma fonte externa, como o meio ambiente, consegue aumentar a temperatura de incubação através de contracções e distensões musculares que vai produzindo. Maturidade sexual: 2,5-3,5 anos.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
10 ovos
Incubação
Zoo Imagem
2 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
2,5 - 3,5 anos
Conservação

Não avaliada (pela União Internacional para a Conservação da Natureza). Principal ameaça: Captura intensiva para o comércio ilegal de espécies exóticas e de peles. É umas das espécies de serpentes mais procurada para o comércio de animais exóticos.

Distribuição e Habitat

África Ocidental e Central (desde o Uganda à Nigéria e para Oeste até à Libéria, Serra Leoa e Guiné).

Savanas e zonas desflorestadas,geralmente próximo de água.

 

Zoo Imagem
 
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 1,2 – 1,8 m
Peso
Zoo Imagem
Apadrinhar
Apadrinhe a Pitão-real!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: pitao , real ,
DESCRIPTION: Pitao-real. Comprimento total: Ate 1,2 m (em alguns casos pode atingir os 180 cm). Denticao aglifa (dentes conicos nao- noculadores de veneno). Possui fossetas termossensoriais (pequenos orificios localizados entre as escamas “labiais” que possuem membran