É uma serpente de tamanho médio, a cabeça é grande e o corpo é esguio e maciço, coberto por escamas pequenas. A coloração é sempre negra com manchas mais claras entre o amarelo-vivo e o bronze. A zona ventral é clara. Os juvenis nascem escuros e aclaram com a idade. Espécie não venenosa. Possui fossetas termossensoriais (pequenos orifícios localizados entre as escamas “labiais” que possuem membranas sensíveis ao calor), que facilitam a localização das presas.
Espécie arborícola, apesar de também se deslocar no solo. Caça por emboscada e mata as presas por constrição: segura-as com as mandíbulas e enrola o corpo em torno delas, imobilizando-as e apertando-as até à asfixia. Alimenta-se de pequenos mamíferos (incluindo marsupiais), aves e répteis.
Sabe-se pouco sobre o comportamento reprodutivo desta espécie. A fêmea pode enrolar-se em torno dos ovos para aumentar a temperatura de incubação através de contrações e distensões musculares que vai produzindo.
A perda do habitat pelo aumento das áreas agrícolas e pastoris, a construção de estradas, a predação por raposas e a captura para o comércio ilegal, são ameaças. Incluída no apêndice II da CITES*
* Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Florestas tropicais e cursos de água com vegetação densa.
Comprimento: 1,5 a 1,8 m |
<15 kg |