Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Monstro-de-gila
Heloderma suspectum

Uma das duas únicas espécies de lagartos venenosos do mundo. O corpo é maciço, a cabeça grande e a cauda curta e larga. Escamas ósseas redondas (característica dos dinossauros) com contorno de cor amarela, rosa e preta. Membros, cabeça e pescoço de cor preta. Os olhos têm a pupila redonda e os membros são possantes com garras pesadas e fortes. Tem a língua bifurcada.

Hábitos

No habitat natural, hiberna do final de novembro a fevereiro. Passa a maior parte do tempo em abrigos subterrâneos. Os machos lutam para estabelecer dominância. Quando ameaçados, afastam-se com a boca aberta sibilando; se são provocados, atacam rapidamente infligindo uma mordedura venenosa (muito dolorosa para o Homem, mas raramente fatal).

Dieta: alimenta-se de pequenos mamíferos roedores, pequenas aves, lagartos e ovos (de aves e répteis). Consome grandes quantidades de alimento numa só refeição, os juvenis podem consumir 50% do seu peso corporal numa única alimentação. É capaz de sobreviver durante meses sem se alimentar, já que acumula reservas de gordura na cauda.

Atividade
Zoo Imagem
Diurna
Vida Social
Zoo Imagem
Dieta
Zoo Imagem
Carnívora
Reprodução

A cópula demora entre 30 minutos a uma hora. A época de acasalamento decorre normalmente entre abril e junho. Quando as fêmeas estão recetivas, levantam a cauda para aceitar o macho que a segura com os membros posteriores e se esfrega sobre as suas costas e pescoço. Os ovos que são depositados numa cavidade do solo, do final de junho a agosto.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovípara
Ovos
Zoo Imagem
12 ovos
Incubação
Zoo Imagem
10 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
Sem dados
Conservação

Quase ameaçada (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Pertence ao apêndice II da CITES. 

Principais ameaças: perda do habitat devido à expansão humana através do desenvolvimento de áreas urbanas e agrícolas; e captura para o comércio ilegal de espécies.

Distribuição e Habitat

Distribuição: Estado do Arizona (E.U.A.) e México. 

Habitat: zonas áridas e semiáridas, desertos arbustivos e sopés de montanhas rochosas.

Zoo Imagem
 
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Helodermatidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 38 - 58 cm
Peso
Zoo Imagem
Apadrinhar
Apadrinhe o Monstro-de-gila!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: monstro , de , gila ,
DESCRIPTION: Monstro-de-gila. Comprimento total: 38 a 58 cm. Uma das duas unicas especies de lagartos venenosos do mundo. O corpo e macico, a cabeca grande e a cauda curta e larga. Escamas osseas redondas (caracteristica dos dinossauros) com contorno de cor amarela, r