Este é um lagarto grande, robusto, com membros e cauda longos. Distingue-se facilmente pela membrana de pele que apresenta em torno do pescoço. É cinzento-acastanhado e a ponta da cauda é mais escura. Há dimorfismo sexual, o macho é bastante maior do que a fêmea, chegando a pesar quase o dobro.
É uma espécie arborÃcola e territorial. Quando ameaçada adota uma postura de defesa tÃpica em que expande a membrana de pele, abre a boca, estica e eleva a cauda no ar. Quando em fuga, pode correr apenas sobre as patas traseiras. Alimenta-se sobretudo de insetos, e outros invertebrados.
Em habitat natural, a época de reprodução é na estação húmida, que pode ir de outubro a março. A fêmea deposita os ovos dentro de um buraco que escava no solo. O perÃodo de incubação difere com a temperatura ambiente. As crias permanecem juntas durante alguns dias após a eclosão.
Esta espécie não está ameaçada, no entanto a diminuição do habitat sobretudo devido a fogos, os predadores como aves de rapina, dingos e gatos selvagens, e a captura para o comércio ilegal de espécies exóticas são fatores que afetam a sua população natural.
Bosques semi-húmidos a semi-áridos, e florestas secas.
![]() |
Comprimento: 85 cm |
![]() |
<900 g |