Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Boa-de-dumeril
Acrantophis dumerili

Serpente de porte médio. Coloração cinzenta-acastanhada com manchas dorsais irregulares claras e escuras. Apresenta pupilas verticais adequadas aos hábitos noturnos. Apresenta dimorfismo sexual: a fêmea é maior do que o macho. Dentição aglifa (dentes cónicos não-inoculadores de veneno).

Hábitos

Espécie noturna e terrestre. Caça no solo da floresta, onde espera imóvel pelas presas. Mata-as por constrição: segura-as com as mandíbulas e enrola o corpo em torno delas, imobilizando-as e apertando-as até à asfixia. Alimenta-se de pequenos mamíferos, aves, lagartos e anfíbios.

Atividade
Zoo Imagem
Noturna
Vida Social
Zoo Imagem
Solitária
Dieta
Zoo Imagem
Carnívora
Reprodução

O acasalamento ocorre entre março e maio, e com maior frequência em outubro. O macho tem membros posteriores vestigiais e dois hemipénis. As crias nascem iguais aos animais no estado adulto, e são independentes desde o nascimento.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovovivípara
Ovos
Zoo Imagem
7-9 ovos
Incubação
Zoo Imagem
6 a 8 meses
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
3-5 anos
Conservação

 

Endémica de Madagáscar, tem-se adaptado à destruição rápida do habitat. É caçada pelos locais por crerem ser símbolo de azar e por atacar galinhas domésticas. Incluída no apêndice I da CITES*.

*Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.
Distribuição e Habitat

Florestas secas e savana arborizada.

Zoo Imagem
 
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento: 120-180 cm
Peso
Zoo Imagem
<9 kg
Apadrinhar
Apadrinhe a Boa-de-dumeril!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: boa , de , dumeril ,
DESCRIPTION: Boa-de-dumeril. Serpente de porte medio. Coloracao cinzenta-acastanhada com manchas dorsais irregulares claras e escuras. Apresenta pupilas verticais adequadas aos habitos noturnos. Apresenta dimorfismo sexual: a femea e maior do que o macho. Denticao agl