Não avaliado
Sem dados
Pouco Preocupante
Quase ameaçada
Vulnerável
Em perigo
Criticamente em perigo
Extinta na natureza
Extinta
Boa-da-jamaica
Epicrates subflavus

Comprimento total: 2-2,5 m. Espécie de serpente não-venenosa em que a fêmea é maior do que o macho. Possui fossetas termossensoriais (pequenos orifícios localizados entre as escamas "labiais" que possuem membranas sensíveis ao calor), graças às quais consegue detetar, em plena escuridão, a localização das presas de "sangue quente" (homeotérmicas).

Hábitos

Espécie terrestre, essencialmente noturna. Durante o dia esconde-se entre a densa folhagem, em ocos de árvores, fendas de rochas ou buracos no solo. Mata as presas por constrição (aperta-as com o próprio corpo até que morram por asfixia). Na época reprodutiva, os machos lutam entre si pelo acesso às fêmeas. No confronto entram em "competições odoríferas" produzindo feromonas (sinais químicos) que libertam pelas glândulasanais. Dieta: Pequenos mamíferos (desde roedores a morcegos), pequenos lagartos, aves e anfíbios.

Atividade
Zoo Imagem
Vida Social
Zoo Imagem
Dieta
Zoo Imagem
Reprodução

Espécie ovovivípara. O acasalamento é induzido em grande parte pelas condições ambientais. Chuva e humidade parecem estimular o comportamento reprodutivo da espécie. Época de acasalamento: fevereiro e março. Número de crias: 10 a 40, geralmente nascem entre 15 a 20 crias entre outubro e dezembro. Desenvolvimento embrionário: 5-7 meses. Maturidade sexual: 5-6 anos o macho, 6-7 anos a fêmea.

Reprodução
Zoo Imagem
Ovos
Zoo Imagem
Incubação
Zoo Imagem
Maturidade Sexual
Zoo Imagem
Conservação

Vulnerável (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Principais ameaças: Destruição do habitat e consequente aumento da caça e captura ilegais pelo Homem. Papel do Jardim Zoológico: Participa no Programa Europeu de Reprodução desta espécie (EEP).

Distribuição e Habitat

Jamaica.
Desde florestas tropicais a zonas arbustivas, zonas pantanosas e mangais.

Zoo Imagem
 
Classe: Répteis
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Tamanho
Zoo Imagem
Comprimento:
Peso
Zoo Imagem
Apadrinhar
Apadrinhe a Boa-da-jamaica!
Apadrinhar um animal é um presente único para si ou para oferecer a alguém especial. A sua contribuição vai ajudar na manutenção e bem-estar do seu afilhado sortudo.
Saber mais
Zoo Imagem

SEO da página actual

Zoo Imagem TAGS: boa , da , jamaica ,
DESCRIPTION: Boa-da-jamaica. Comprimento total: 2-2,5 m. Especie de serpente nao-venenosa em que a femea e maior do que o macho. Possui fossetas termossensoriais (pequenos orificios localizados entre as escamas "labiais" que possuem membranas sensiveis ao calor), grac